A decisão de fazer doutorado sanduíche no exterior, apesar de promissora para o estudante, pode trazer vários desafios, sobretudo, se envolver a participação direta da família. E a situação não foi diferente com o casal Hudson Ventura e Cristina Lelis, que passaram um ano nos Estados Unidos. O doutorando em Entomologia desenvolveu parte da sua pesquisa com abelhas na Universidade da Flórida, como bolsista da Capes, e a sua esposa o acompanhou durante a estadia na cidade de Gainesville.

A mudança, ainda que temporária, não foi nada fácil. Natural de Viçosa, Cristina nunca havia morado sequer em outra cidade. Ficar longe da família, fechar a sua casa recém-montada, abandonar o emprego e encarar uma nova cultura foram alguns dos pontos que pesaram na decisão sobre acompanhar o marido no intercâmbio. Mas o receio inicial não impediu que ela embarcasse para a Flórida em julho de 2013. Isso, após vencer toda a burocracia que envolve para comprovar a capacidade de arcar com as despesas para permanência no país. O casal não contou com o auxílio cônjuge da Capes, apenas com a bolsa conferida ao estudante e com as economias que reservaram para a viagem.

Cristina conta que o primeiro mês foi de total dependência em relação ao marido, pois ela não dominava o idioma. Mas com presença assídua no curso de inglês desde o início e contando com a companhia de outras pessoas em situação semelhante à sua, a vivência em Gainesville foi se tornando cada vez mais agradável. Ir sozinha ao supermercado e lojas de departamento, e passeios com as colegas do curso de inglês passaram a ser frequentes. Dominar a língua e perceber que outros acompanhantes, de várias nacionalidades, viviam situação parecida com a sua foram fundamentais e deram mais tranquilidade à Cristina para seguir a vida no país.

Para Hudson, poder contar com a companhia da esposa foi imprescindível para que ele desenvolvesse um bom trabalho no Departamento de Entomologia e Nematologia, da Universidade da Flórida. De acordo com o estudante, “foram dias de muito trabalho, criando abelhas operárias in vitro. Incrementei a metodologia de criação e consegui 100% de sobrevivência, algo que nunca ninguém tinha conseguido. E ter a minha esposa por perto foi muito bom para poder me dedicar ao trabalho. Sem contar o apoio na organização, ela que cuidava da parte financeira já que recebia da Capes a cada três meses e tínhamos que nos organizar bem para cobrir todas as despesas”.

O casal retornou ao Brasil no mês de julho. Atualmente, Hudson prepara a sua tese para defesa e Cristina, que é mestre em Economia Doméstica, acaba de conquistar uma vaga de emprego, para a qual o domínio de inglês era pré-requisito. Enquanto isso, Hudson avalia o convite feito pelo Dr. Jamie Ellis, seu orientador na Universidade da Flórida, para que ele dê continuidade às pesquisas com abelhas num pós-doc em Gainesville. Caso o estudante decida por ir, com certeza, o que não vai lhe faltar é o incentivo e tão pouco a companhia da esposa.

Cristina está otimista com a possibilidade de voltar aos Estados Unidos. Aberta a oportunidades, ela não descarta embarcar para uma nova temporada no exterior em 2015. “Sair para mim foi uma mudança completa. Hoje eu sei que eu posso ir para outros lugares e conhecer outras culturas” – afirma Cristina, que com a experiência percebeu que pode ser muito além de apenas acompanhante. Ela deseja ir para aperfeiçoar o idioma, trabalhar, conhecer outras pessoas e visitar lugares que não explorou da primeira vez.

4 Comments on “Estudante compartilha experiência de levar a família para o exterior durante doutorado sanduíche

1. Olá!
    É bem possível que eu passe por situação parecida com a desse casal e por isso, gostaria de fazer contato com a Cristina para trocar algumas figurinhas.
    Eu poderia ter o contato dela?

Obrigada!

• Andressa,
      Temos o contato apenas do Hudson (hudsonufv@yahoo.com.br).

2. Olá gostaria de puder conversar co m a Cristina, a respeito dessa experiência que estou perto de passar, beijos e obrigada!