Doutoranda é premiada pela melhor apresentação oral do XXIV Simpósio Internacional de Mirmecologia

Simpósio de Mirmecologia

A doutoranda Karina Dias Amaral foi premiada pela melhor apresentação oral do XXIV Simpósio Internacional de Mirmecologia – An International Ant Meeting. O trabalho “Antagonism of thymol and carvacrol against the mutualistic fungus of leaf-cutting ants” foi escolhido entre os 79 selecionados para apresentação oral no evento realizado em Belo Horizonte (MG), no período de 30 de setembro a 4 de outubro.

Karina AmaralO trabalho premiado avaliou o efeito do timol e carvacrol, os dois principais constituintes da Lippia triplinervis, um arbusto rico em óleos essenciais, no desenvolvimento do fungo mutualístico das formigas-cortadeiras. De acordo com a autora, “como essas formigas pragas possuem uma relação obrigatória com esse fungo, do qual se alimentam, nossa ideia foi avaliar se ambos os compostos podem ser utilizados no controle das formigas-cortadeiras, por meio da inibição do crescimento de seu fungo. Os resultados foram bastante promissores, e ambos os compostos inibiram o crescimento do fungo, inclusive em baixas concentrações”. A doutoranda acrescenta que a “ideia, agora, é complementar esse trabalho com estudos do efeito do timol e do carvacrol na sobrevivência e na resposta imune das operárias de formigas-cortadeiras”.

Entusiasmada com o prosseguimento da pesquisa e satisfeita com os resultados obtidos até aqui, sobretudo, após o XXIV Simpósio Internacional de Mirmecologia, Karina destaca que “a sensação de receber o prêmio foi muito gratificante. É uma grande alegria receber esse reconhecimento em um Simpósio tão tradicional para os estudiosos das formigas, é sinal de que estamos fazendo um bom trabalho”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>