Após mais de 60 horas de atividade, Simpósio Internacional já mira 2025

Mais de 540 inscritos, 13 países e 94 instituições representadas, entre universidades, centros de pesquisa e empresas diversas. Dezoito horas de palestras, 28 horas de minicursos, 15 horas de atividades extras e 436 trabalhos submetidos por pesquisadores de diversos perfis. Esses são alguns dos números do VII Simpósio Internacional de Entomologia, realizado entre os dias 17 e 22 de setembro, na UFV. Ao longo dos seis dias, o evento mudou a rotina do Programa de Pós-Graduação em Entomologia, anfitrião do encontro que proporcionou muita troca de informação e conhecimento.

E antes mesmo de encerrar os trabalhos de 2023, o Simpósio elegeu os dois coordenadores da próxima edição, que acontecerá em 2025: Gabriela de Paula e Mateus de Castro Matos, ambos doutorandos do PPG Entomologia. ““É sobretudo uma responsabilidade muito grande, pois cabe a nós realizar um evento que impacta na vida de tantos estudantes e pesquisadores. Nossa aspiração mais profunda é preservar e aprimorar constantemente a qualidade do evento, assegurando que ele perdure como uma experiência para todos os envolvidos.”

Ao final da semana de atividades, o Simpósio premiou os melhores trabalhos apresentados (nas modalidades pôster e apresentação oral) e também as fotos mais inspiradoras. Veja a lista de premiados da edição 2023:

Resumos
Modalidade Pôster:
Primeiro colocado: Rafael Diniz Marques, com o trabalho “Drift colonies: effects of flooding on the azteca-cecropia system”.
Segundo colocado: Taís Madeira Ott, com o trabalho “Delimiting species using the integrative taxonomy approach: the case Paralucilia fulvinota (Bigot) (Insecta, Diptera, Calliphoridae)”.

Modalidade Apresentação Oral:
Primeiro colocado: Davi Vilaça Carvalho, com o trabalho “Modelagem da diversidade de formigas na Cadeia do Espinhaço: uma abordagem comparativa entre dados globais e locais”.
Segundo colocado: Samantha Marx de Castro, com o trabalho “Influência do manejo agrícola e paisagem nas redes de interação abelha-planta no Cinturão Verde Paulista”.

Concurso Foto+
Modalidade Fotografia – Macro:
Primeiro colocado: Tatiane Aparecida Nascimento Barbosa, com a foto “A ilustre mosca varejeira Chrysomya megacephala“.
Segundo colocado: Eduarda Carriço, com a foto “Família de pulgões”.

Modalidade Fotografia – Cenário:
Primeiro colocado: Dayvson Ayala Costa, com a foto “Caminho social”.
Segundo colocado: Jociel Klleyton Santos Santana, com a foto “Nascer resplandecente”.

Modalidade Ilustração Tradicional:
Primeiro colocado: Yanka Silva de Sousa, com a ilustração “Ilustração científica de Euplatypus parallelus“.
Segundo colocado: Isabella Dias e Silva, com a ilustração “Esconde-esconde entre borboletas (Gêneros Zaretis e Phantos)”.

Modalidade Ilustração Digital:
Primeiro colocado: Felipe Capoccia Coelho, com a ilustração “Jóias entomológicas”.
Segundo colocado: Alice Barbutti Barreto, com a ilustração “Percevejo marrom”.

Modalidade Artes Geradas por Inteligência Artificial:
Primeiro colocado: Nathan Lemes da Silva Lima, com a imagem “O compromisso do último bom operário”.
Segundo colocado: Renata dos Reis Brito, com a imagem “Sentinela da esperança: Missão de renovação”.

Os seis dias de evento tiveram cobertura fotográfica feita pelo fotógrafo Rodrigo Carvalho Gonçalves. As imagens estão disponíveis na página do Simpósio no Facebook