Os professores Ângelo Pallini e Madelaine Venzon, do Programa de Pós-Graduação em Entomologia, coordenam o V Workshop Controle Alternativo de Pragas e Doenças, que acontece entre os dias 26 e 28 de outubro. O evento é uma parceria entre a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), por meio do Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal. O Workshop vai acontecer totalmente online e reunirá especialistas de diversas universidades do Brasil e do mundo.
A programação geral do evento, que pode ser conferida aqui, inclui palestras, debates e minicursos. A principal meta do evento é promover o debate e a atualização técnica de estudantes e profissionais das áreas de ciências agrárias e biológicas. “Teremos a participação de pesquisadores de 22 instituições públicas e privadas, nas palestras e nos cursos, todos com vasta experiência na área”, diz Angelo. De acordo Madelaine, as discussões e práticas no assunto avançaram positivamente desde o primeiro Workshop, realizado há 15 anos. “Nesta quinta edição, as discussões abordarão as tecnologias ditas alternativas, mas que já são uma necessidade hoje, inclusive nos cultivos convencionais”.
Em 2021, o evento está organizado em três painéis, com os temas: “Manejo alternativo de pragas”, “Manejo Alternativo de Doenças” e “Controle biológico à disposição do produtor: o que existe no mercado hoje”. Além de coordenarem o evento, os professores Ângelo e Madelaine participam da mesa de abertura do primeiro painel e formam o grupo de debatedores que encerra o terceiro. Madelaine também fala sobre “Controle Biológico de Pragas na Agricultura Regenerativa”, no primeiro painel, e Ângelo encerra a mesma noite com um debate com o pesquisador Trazilbo José de Paula Júnior, da Epamig.
Em cada um dos três dias de evento também serão oferecidos cursos diversos – veja a lista completa aqui.
Submissão de trabalho
O Workshop recebe inscrições de trabalhos até esta quinta-feira, dia 30 de setembro. Para submeter trabalhos, os interessados devem enviar um resumo simples, que será analisado pela Comissão Científica do Workshop, considerando o mérito e o grau de relevância do trabalho, seus objetivos, seu conteúdo científico e sua originalidade. É fundamental que o trabalho seja submetido pelo primeiro autor do texto, e que o mesmo já tenha feito sua inscrição no evento. Veja todos os detalhes aqui.
As inscrições gerais para o evento podem ser feitas neste link.
Foto: Madelaine Venzon