O volume especial “Environmental Toxicology 2025: Non-target effects of Bio-insecticides”, lançado este mês pelo respeitado periódico científico “Current Opinion in Environmental Science & Health”, traz seis artigos de professores, estudantes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Entomologia. Nos artigos, os autores apresentam suas contribuições e opiniões sobre os efeitos não-intencionais de bioinseticidas, baseadas em suas pesquisas e publicações realizadas nos últimos dois anos.
A coordenação da edição especial é do professor Raul Narciso Carvalho Guedes, orientador da Entomologia e Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFV, com a colaboração dos editores Giovanni Benelli (University of Pisa), Nicolas Desneux (Université Côte d’Azur) e Evgenios Agathokleous (Nanjing University of Information Science & Technology).
“Esse é um tópico importante e frequentemente negligenciado. Isto porque a diversidade do grupo dos bioinseticidas, com suas diferentes categorias, os torna mais difíceis de serem trabalhados, mostrando mais diversidade de respostas e riscos”, avalia Raul. “Mas a percepção de que são seguros e livres de risco é, no mínimo, temerária, para não dizer falsa. Assim, o alerta para esta deficiência de conhecimento e a falta de trabalhos a respeito reforça a relevância desse número especial.”
Ao todo, o volume especial traz 16 artigos, envolvendo o trabalho de dezenas de pesquisadores de diversas instituições. O próprio Raul assina “Bioinsecticides and non-target pest species“, ao lado dos pesquisadores Leonardo Turchen, egresso do PPG Entomologia, Ran Wang e o também editor Evgenios Agathokleous. O coordenador do PPG, professor Gustavo Martins, aborda a relação de bioinseticidas e mosquitos em “Biological mosquiticidal agents: potential and effects on non-target organisms“, em coautoria com a egressa Lorena Lisbetd Botina.
Frutos da parceria entre a UFV e a Universidade de Catania estão no artigo “Non-target effects of biopesticides on stingless bees (Apidae, Meliponini): Recent trends and insights“, assinado pelas professoras Maria Augusta Lima Siqueira, de Viçosa, e Gaetana Mazzeo, de Catania, e pelos egressos Rodrigo Cupertino Bernardes, Lívia Maria Negrini Ferreira e Roberto Catania. As formigas são tema do artigo “Non-target ants and bioinsecticides: A short review“, apresentado pela professora da Entomologia Terezinha Maria Castro Della Lucia e pelas egressas Karina Dias Amaral e Cidália Gabriela Santos Marinho.
Outro professor orientador a contribuir com o número é Eugênio Oliveira, que assina o artigo “Selective actions of plant-based biorational insecticides: Molecular mechanisms and reduced risks to non-target organisms” com os pesquisadores Guy Smagghe, Luis Viteri Jumbo, Gil Santos, Raimundo Aguiar e Lara Costa, doutoranda pelo PPG Entomologia. O sexto texto, “Expecting the unexpected: Plant-mediated and indirect effects of biopesticides on arthropod pests and their natural enemies“, é assinado pelo pós-doutor egresso Khalid Haddi, junto com M. Fernanda Peñaflor, Tiago Morales-Silva e Bruno Henrique Sardinha Souza.
Raul destaca a contribuição que o material disponibilizado oferece à sociedade. “Bioinseticidas vem tendo incremento acentuado de uso, com respaldo na legislação de insumos agrícolas de vários países. Contudo, e até por isto, a legislação costuma ser bem leniente com estes compostos, exceção cabendo principalmente à da União Europeia, que se mostra mais crítica a respeito e demanda testagem mais abrangente. O material publicado ilustra as características destes compostos, apontando desafios no seu estudo e utilização em escala comercial.”
Para Gustavo, estas publicações “refletem o reconhecimento internacional e a qualidade do corpo docente e discente do Programa, capaz de opinar sobre temas relevantes na área de entomologia e confirmam a capacidade do Programa de deixar sua marca em assuntos de vanguarda.”