Evento da ESA reúne nos EUA egressos da Entomologia com carreira internacional

A edição 2024 do encontro da Entomological Society of America (ESA), realizada em novembro em Phoenix, Arizona, reuniu cerca de 3600 especialistas de todo o mundo para discussões diversas em torno da entomologia hoje. Como de praxe, o Programa de Pós-Graduação em Entomologia esteve representado por um grupo de ex-alunos formado por entomologistas vinculados, hoje, a grandes empresas e instituições internacionais de pesquisa. 

“A reunião da ESA é um evento que acontece anualmente, uma conferência gigantesca. As pessoas que frequentam vem da academia e da indústria, das empresas que desenvolvem produtos agropecuários, como fertilizantes, pesticidas, armadilhas para controle de pragas e doenças, por exemplo. É um momento de enorme importância para o setor”, conta o pesquisador Hudson Tomé. A primeira vez que ele esteve presente na reunião foi em 2012, quando ele ainda era mestrando em Viçosa, orientado pelo professor Gustavo Martins. “Tive a oportunidade de apresentar a minha pesquisa, e depois disso estive presente várias outras vezes, já como pesquisador vinculado à indústria.” Hudson mora nos EUA desde 2016, e há 4 anos é Ecotoxicologista Global da Área Regulatória na FMC Corporation. 

“Eu frequento a reunião há bastante tempo, e não tenho dúvida de que nós, ex-alunos do PPG Entomologia, somos bem preparados para representar a UFV e o programa não só neste, mas em outros eventos também”, ele conta, destacando a reputação do estudante e pesquisador brasileiro no exterior. “A opinião dos professores aqui é unânime, de que nós, especialmente de Viçosa, somos muito bem preparados. Já moro nos EUA há muitos anos e não tenho dúvida de que a competência que eu tenho, a formação que eu tenho é tão boa ou melhor do que a de pesquisadores americanos ou de outras partes do mundo.”

Reencontro
Nos quatro dias de evento, Hudson comemorou a oportunidade de encontrar outros pesquisadores que carregam a marca da Entomologia de Viçosa, como Pedro Toledo, que está cursando doutorado na University of Georgia. Antes disso, ele cursou o mestrado no PPG Entomologia, sob orientação do professor Eugenio Oliveira. “Essa foi a terceira edição da ESA Annual Meeting de que participei, além de ter participado de outros encontros regionais do ESA, como o ESA Southeastern Branch Meeting. Em todos esses eventos, tive a sorte de encontrar ex-professores e colegas do PPG Entomologia, o que sempre torna as experiências ainda mais especiais.” 

Pedro ressalta a grande representatividade que o PPG tem nos eventos da sociedade americana. “A participação de integrantes e ex-alunos em eventos desse porte evidencia o impacto que o programa continua gerando internacionalmente. É muito bacana ver o sucesso dos ex-alunos em diferentes áreas da entomologia.” 

A entomologista de pesquisa e desenvolvimento da MGK (grupo Sumitomo) Julia Campos construiu sua história com a Entomologia como aluna de iniciação científica, ainda na graduação. Ela se juntou ao grupo de pesquisa do professor e orientador do PPG Marcelo Picanço, e por quatro anos desenvolveu pesquisas com mestrandos e doutorandos. Essa trajetória rendeu a ela uma oportunidade de intercâmbio nos EUA, de onde não saiu mais. “A reunião da ESA pra mim representa mais que um congresso de entomologia. É um lugar onde grande parte dos maiores pesquisadores dos Estados Unidos compartilham resultados, podem formar parcerias, podem discutir conceitos. Sempre escuto muitos elogios dos alunos formados pela UFV, o lugar que abriu portas e me deu a base sólida que tenho sobre ciência.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *