Tudo pronto para o VI Simpósio Internacional de Entomologia

Quatro anos se passaram desde a quinta edição, realizada em 2015. Desde então, a expectativa para se realizar uma nova edição vem crescendo, e no próximo domingo, dia 15, às 19h, será a abertura do VI Simpósio Internacional de Entomologia. Diante do cenário atual de incertezas para a pesquisa científica no Brasil, é com imenso prazer que a Entomologia UFV recepciona em sua casa, pesquisadores de várias partes do país e do mundo, para discutir o grande tema “Perspectivas em um mundo em transformação”.

As coordenadoras gerais do Simpósio, Mayara Loss Franzin e Elem Fialho Martins, contam como foi a reunião final, realizada no dia 11 de setembro, com os integrantes de todas as comissões: “Foi um momento de agradecimento e de acertar os últimos detalhes. Esse evento começou quando nos candidatamos a representantes discentes em 2018, pois o nosso maior objetivo como representantes era resgatar esse evento tão importante para o PPGENT e a UFV. Foi difícil conter a emoção durante o nosso discurso de agradecimento. Está sendo gratificante ver as coisas se ajeitando e o trabalho de todos da comissão organizadora se concretizando em um Simpósio tão lindo, mesmo diante desse cenário desfavorável para a educação que o país vive hoje”.

A Comissão de Financeiro e Patrocínio destaca que o maior desafio para a pasta “foi captar recursos financeiros devido à dificuldade no contato com as empresas e o prazo que as mesmas estabelecem para pedir patrocínio, e conseguir recursos nas agências de fomento. Além disso, é difícil trabalhar com a burocracia de lidar com dinheiro dentro de instituição pública”. Mas os simposistas podem ficar despreocupados, pois de acordo com a Comissão de Infraestrutura, “apesar da redução financeira enfrentada pelas universidades públicas nos últimos tempos, os participantes do Simpósio Internacional de Entomologia podem esperar um evento incrível e bem organizado, fruto de muito trabalho e boa integração entre todas as comissões. Teremos palestras que poderão auxiliar os simposistas em relação ao futuro como profissionais e minicursos que irão complementar a formação acadêmica dos participantes”.

Confira a programação completa do VI Simpósio Internacional de Entomologia

O evento começará no domingo, dia 15, e se estenderá até sexta-feira, dia 20. Serão seis dias de uma rica programação. A Comissão Científica garante: “Planejamos um evento com palestras muito interessantes e mesas redondas onde o foco é a discussão de ideias, e não compilar palestras de temas correlacionados. Nesta edição, queremos uma maior interação entre os palestrantes e os simposistas, onde a troca de ideias e de conhecimento seja intensa. Procuramos fazer também um tempo de exposição dos trabalhos mais longo, permitindo maior interação entre os próprios participantes”.

A expectativa dos organizadores é que os simposistas “aprendam muito e tenham uma excelente experiência”. É com a sensação de dever cumprido, que os estudantes do PPG em Entomologia, que ao longo de meses conciliaram as atividades da pós-graduação com a organização do evento, aguardam os participantes. “Arquitetar um evento tão grande e que está se tornando a cada edição tão importante no calendário científico da entomologia brasileira e para a UFV, é um desafio e uma experiência inacreditável. É um grande processo de aprendizagem, aprendemos muito.” – destacam os integrantes da Comissão Científica.

As coordenadoras gerais do Simpósio reafirmam: “Estamos prontos e aguardando a todos com muito entusiasmo e alegria. Podem vir sem medo, Viçosa (MG) os espera em um Simpósio cheio de conteúdo científico de qualidade e aquela receptividade e ‘pãozim di queijo’ que só Minas Gerais tem!”.

Conheça a comissão organizadora do VI Simpósio Internacional de Entomologia:

GeralPresidente  professor Eraldo Rodrigues de Lima e as coordenadoras gerais Mayara Loss Franzin e Elem Fialho Martins.

CientíficaIntegrantes da Comissão Científica.

SecretariaIntegrantes da Comissão de Secretaria.

DivulgaçãoIntegrantes da Comissão Social e Divulgação.

FinanceiroIntegrantes da Comissão  de Financeiro e Patrocínio.

InfraestruturaIntegrantes da Comissão de Infraestrutura.