Secretária da pós passa por experiência similar à de muitos estudantes da Entomologia

3 Eliane

Entre rotinas administrativas, processos e sistemas, pela secretaria de um programa de pós-graduação passa a vida acadêmica de muitos estudantes. Para quem está executando essas rotinas, saber exatamente como se sente quem está do outro lado, fazendo uma solicitação, faz toda diferença. Após tantos encaminhamentos sobre os mais diversos destinos para os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Entomologia, foi a vez da secretária do nosso Programa, Eliane de Castro Silva, vivenciar a experiência de fazer um intercâmbio, ainda que de curta duração.

Estudante do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania da UFV, Eliane passou 15 dias em Portugal, realizando um curso de Gestão do Patrimônio e Especialização Inteligente, na Universidade de Évora. “Foi muito interessante realizar esse pequeno intercâmbio. Eu lido direto com a saída e retorno de estudantes da Entomologia para realizar estágios fora do país. Dessa vez eu tive a oportunidade de viver essa experiência. Isso me ajudará a lidar melhor com a logística dos estudantes que precisam se ausentar do Programa para realizar uma viagem internacional”.

No período de 13 a 28 de maio, Eliane e outros estudantes do Mestrado Profissional participaram do curso coordenado pelo titular da Cátedra UNESCO em Patrimônio Imaterial e Saber-Fazer Tradicional, Filipe Themudo Barata. “Tivemos aulas teóricas e práticas na cidade e Universidade de Évora, fizemos visitas técnicas a outras cidades e freguesias da região, como Alcaçovaz e Estremoz. Dois trabalhos principais foram desenvolvidos: exposição fotográfica sobre a cidade de Évora e um projeto de ideias para utilização de um espaço cultural na freguesia de Alcaçovaz. Além disso, fiz um convite à pesquisadora Ana Carvalho para ser minha co-orientadora na dissertação. Ana Carvalho é doutora em História e Filosofia da Ciência, com especialização em Museus e colaboradora do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora. Essa parceria será muito importante para o desenvolvimento da minha pesquisa”.

2 Eliane

Como acontece com muitos estudantes da pós que têm a oportunidade de conhecer outros países durante o mestrado ou o doutorado, essa foi a primeira viagem internacional que Eliane fez.  Ela não esconde a sua satisfação: “Foi uma experiência inesquecível. Adorei Portugal e os portugueses se mostraram muito educados e cordiais. Além da experiência acadêmica, foi uma grande experiência humana. O curso foi em Évora, mas tive a oportunidade de conhecer um pouquinho de Lisboa, Fátima e Porto”.

Simultaneamente, aluna do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania e secretária do Programa de Pós-Graduação em Entomologia, Eliane tem como objeto de estudo o Museu Regional de Entomologia. “Com o título Museu Regional de Entomologia da Universidade Federal de Viçosa – uma proposta de institucionalização, esse trabalho oportuniza realizar uma investigação mais aprofundada a respeito desse espaço enquanto um patrimônio da história científica do Departamento de Entomologia” – comenta a mestranda que escolheu estudar esse nobre espaço, cujo acervo possui mais de 100 mil exemplares, compreendendo diferentes ordens de insetos. Saiba mais sobre o Museu Regional de Entomologia

4 Eliane

One Comment on “Secretária da pós passa por experiência similar à de muitos estudantes da Entomologia

  1. Olá pessoal, parabenizo esta Universidade pelo papel pioneiro na discussão nacional e internacional sobre o Patrimônio Cultural e atividades afins. Em Ouro Preto, houve um grande Seminário no 50 Festival de inverno, promovido pela UFOP, comemorando 80 anos do IPHAN, eu participei e tive a honra de debater com os palestrantes e convidados, entre eles representantes da Unesco e do Minc. Sei que abriu-se edital para se fazer Disciplinas neste Departamento de História, enviei uma correspondência para a Prof. Dra Patrícia Vargas Lopes, assim como meu projeto de pesquisa que é sobre livros e leitura. Gostaria por obséquio, que este Departamento de Pós -Graduação em Patrimonio me desse um retorno plausível… Já fiz disciplina eletiva no Mestrado em Letras do ICHS da UFOP, já estudei o semestre com o Prof. Duda Machada, na disciplina Memória e Representação, do PP. de Mariana. Acredito que o debate nesta área aqui em Ouro Preto, foi muito profícuo para o futuro e deliberações nesta área imprescindível para nossa Memória e Cultura. Fica meus protestos de felicitações a este Departamento de Pós-graduação da tradicionalíssima UFV, e que possamos em interface desenvolvermos pesquisa tangível, att. Jusberto Cardoso Filho curriuclum lattes linkedin Parabéns a todos do PP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>