Professor Zanuncio e Pedro Lemes lançam “Novo Manual de Pragas Florestais Brasileiras”

O orientador do Programa de Pós-Graduação em Entomologia José Cola Zanuncio e o egresso do programa Pedro Guilherme Lemes lançam na próxima quinta-feira o “Novo Manual de Pragas Florestais Brasileiras“. Com 996 páginas e distribuição gratuita, a publicação, que começou a ser construída em 2016, nasce com a missão de ser a mais completa na área de entomologia florestal do Brasil. São mais de 90 capítulos escritos pela dupla de pesquisadores e outros 70 especialistas convidados de diversas universidades,  empresas e centros de pesquisa do país.

“Seguramente o livro abrange toda a disciplina Entomologia Florestal, além de ser um livro altamente prático. E vou mais longe: acho que quem quiser enfrentar um concurso na área, e estudar por esse livro, terá ali todo o material necessário”, diz Zanuncio. “Há outros livros, bons e importantes, mas são compilados menores, que tratam de grupos de pragas. Nós optamos por explorar espécie por espécie, descrevemos tudo o possível sobre cada uma – porque se há semelhanças, também há diferenças que precisam ser vistas. Lagartas, por exemplo, apresentamos mais de 20, enquanto em muitos casos elas são abordadas como se fossem uma coisa só”, acrescenta Pedro, que desde 2016 é professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  

Dividida em duas partes, a publicação aborda primeiro as técnicas de manejo integrado de pragas, voltadas para a área florestal. “Na segunda parte fizemos a descrição de mais de 70 pragas, com identificação e biologia, importância econômica e técnicas de manejo de cada uma”, explica Pedro. “Não é uma receita de bolo, claro. A ideia é apresentar o que existe hoje de conhecimento sobre determinada praga, e dar ao profissional informações para a tomada de decisões, inclusive considerando seu contexto específico.”

A intenção dos editores é que a publicação chegue não só à comunidade acadêmica, alcançando o status de referência na área, mas também faça parte das ferramentas de trabalho do produtor rural brasileiro, seja em grandes empresas e organizações ou em pequenos negócios familiares. “Penso que com os formatos tradicionais de publicação que temos hoje, de forma geral, atingimos muito pouco quem mais precisa de informação, que é o produtor rural. Nós não acreditamos em ‘ciência de gaveta’. Queremos abrir o conhecimento, e esse livro, daqui a pouco, chegará a quem cuida, por exemplo, de eucalipto nos cantos do Brasil. É claro que vamos permear órgãos de pesquisa, as grandes empresas, mas vamos atingir os pequenos também”, projeta Zanuncio. 

Distribuição gratuita
A publicação já está disponível online, neste link, e somava mais de 400 downloads ainda antes do lançamento oficial. Na próxima quinta, às 16h, a dupla de organizadores fará um evento online, neste link, para apresentar mais detalhes do projeto à comunidade acadêmica. Outros 14 pesquisadores ligados ao PPGEnt, entre egressos e atuais orientandos do professor Zanuncio, fazem parte do corpo de autores. “Esse era um projeto de vida meu, uma ideia amadurecida dentro do Programa de Pós-Graduação, e, para minha alegria, foi ganhando o apoio de muitos dos maiores especialistas no assunto. Espero que o livre acesso online favoreça a distribuição e o faça chegar a muita gente”, diz Pedro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *