Pesquisadores da Entomologia publicam artigo de opinião na revista Brain, Behavior, and Immunity

Rainha

Atendendo ao convite da revista Brain, Behavior, and Immunity, integrantes do Laboratório de Mirmecologia da UFV, sob a coordenação da professora Terezinha Maria Castro Della Lucia, publicaram neste mês de outubro o artigo “Sociability, parasitism and immunity”. Com a autoria da doutoranda Karina Dias Amaral e coautoria da pós-doutora Lailla Cristina Gandra e do professor da Universidade Federal do Tocantins Danival José de Souza, egresso da Entomologia UFV, o trabalho foi publicado no modelo de ponto de vista.

O convite da Brain, Behavior, and Immunity para que os autores escrevessem esse artigo foi feito após a submissão de um trabalho anterior à revista, sobre comportamento de defesa da parasita social Acromyrmex amelie, espécie descrita em 2007. Após avaliar esse trabalho, o editor da Brain, Behavior, and Immunity propôs aos autores a escrita de um ponto de vista sobre parasitismo social e imunidade nessas espécies de formigas.

A doutoranda Karina Amaral avalia que esse tema é bem interessante. Ela explica como se dá essa relação em algumas espécies das formigas-cortadeiras do gênero Acromyrmex: “O parasitismo social ocorre quando uma espécie de formiga depende do cuidado de outra para sua sobrevivência e reprodução. As parasitas sociais conseguem se infiltrar e se estabelecer nas colônias hospedeiras sem serem reconhecidas como invasoras porque suas rainhas produzem substâncias químicas que reduzem a agressividade das operárias que defendem a colônia, ao mesmo tempo em que atraem aquelas envolvidas no cuidado das rainhas, garantindo, portanto, a invasão e a permanência da parasita no ninho hospedeiro. O estudo do impacto dessa relação sobre a imunidade dos indivíduos e da colônia é um tema ainda pouco estudado e pode contribuir para a melhor compreensão dos custos da imunidade e a evolução do comportamento social em insetos”.

 Leia o artigo “Sociability, parasitism and immunity

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>