Pesquisadores da Entomologia publicam artigo de opinião na revista Brain, Behavior, and Immunity

Atendendo ao convite da revista Brain, Behavior, and Immunity, integrantes do Laboratório de Mirmecologia da UFV, sob a coordenação da professora Terezinha Maria Castro Della Lucia, publicaram neste mês de outubro o artigo “Sociability, parasitism and immunity”. Com a autoria da doutoranda Karina Dias Amaral e coautoria da pós-doutora Lailla Cristina Gandra e do professor da Universidade Federal do Tocantins Danival José de Souza, egresso da Entomologia UFV, o trabalho foi publicado no modelo de ponto de vista.

O convite da Brain, Behavior, and Immunity para que os autores escrevessem esse artigo foi feito após a submissão de um trabalho anterior à revista, sobre comportamento de defesa da parasita social Acromyrmex amelie, espécie descrita em 2007. Após avaliar esse trabalho, o editor da Brain, Behavior, and Immunity propôs aos autores a escrita de um ponto de vista sobre parasitismo social e imunidade nessas espécies de formigas.

A doutoranda Karina Amaral avalia que esse tema é bem interessante. Ela explica como se dá essa relação em algumas espécies das formigas-cortadeiras do gênero Acromyrmex: “O parasitismo social ocorre quando uma espécie de formiga depende do cuidado de outra para sua sobrevivência e reprodução. As parasitas sociais conseguem se infiltrar e se estabelecer nas colônias hospedeiras sem serem reconhecidas como invasoras porque suas rainhas produzem substâncias químicas que reduzem a agressividade das operárias que defendem a colônia, ao mesmo tempo em que atraem aquelas envolvidas no cuidado das rainhas, garantindo, portanto, a invasão e a permanência da parasita no ninho hospedeiro. O estudo do impacto dessa relação sobre a imunidade dos indivíduos e da colônia é um tema ainda pouco estudado e pode contribuir para a melhor compreensão dos custos da imunidade e a evolução do comportamento social em insetos”.

 Leia o artigo “Sociability, parasitism and immunity

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *