Pesquisador da Southampton University inicia novas parcerias na UFV

O pesquisador da Southampton University (Reino Unido), Dr. Chris Jackson, esteve em Viçosa nos últimos dias para atividades do projeto de cooperação que ele desenvolve em parceria com professores da UFV. O projeto trata do efeito de múltiplos estresses em abelhas polinizadoras. Durante a visita, encerrada na sexta-feira, dia 23, o pesquisador aproveitou também para iniciar novos projetos, agora, na área de educação, principalmente, na modalidade distance learning.

Dr. Chris Jackson é professor do Centro de Ciências Biológicas da Southampton University, atuando na área de Ecologia e Evolução. Ele também é Associate Dean for Education da universidade britânica e, na recente visita ao Brasil, demonstrou interesse em iniciar projetos de educação à distância com a UFV. O primeiro passo para essa nova parceira foi dado em uma reunião com o pró-reitor de ensino, Frederico José Vieira Passos, que, por sua vez, demonstrou entusiasmo da parte da UFV com a possibilidade.

Cooperação Fapemig – University of Southampton

Atualmente, o Dr. Chris Jackson é parceiro de pesquisadores da UFV no projeto The Combined Effects of Multiple Stressors on Neotropical Bees, financiado através do edital de cooperação entre a Fapemig e a University of Southampton.

Pela UFV, integram a equipe desse projeto, os professores Eugenio Eduardo de Oliveira e Weyder Santana, do Departamento de Entomologia, e a professora Maria Augusta L. Siqueira, do Departamento de Biologia Animal. Pela Southampton University, além do Dr. Chris Jackson, o professor Phillip L. Newland também integra a equipe. Ele é um dos coordenadores do projeto.

No Brasil, o projeto é coordenado pelo professor Eugenio. O coordenador explica que eles buscam entender melhor o efeito de múltiplos estresses, como fungicidas, inseticidas, campos elétricos e campos magnéticos, em abelhas polinizadoras. “Nós estamos vislumbrando as respostas fisiológicas desses insetos expostos a mais de um desses estresses mesmo que em exposição subletal” – comenta.

Chris Jackson e Eugenio OliveiraOs professores Chris Jackson ( Southampton University) e Eugenio Oliveira (UFV) participam do projeto The Combined Effects of Multiple Stressors on Neotropical Bees.