Nove professores da Entomologia estão no ranking Top 10.000 Scientist da América Latina

O Programa de Pós-Graduação em Entomologia tem nove professores entre os citados no  ranking Top 10.000 Scientist da América Latina, produzido pelo AD Scientific Index. A lista inclui pesquisadores de 453 instituições latino-americanas e mostra o coeficiente de produtividade total e o dos últimos cinco anos dos cientistas com base no i10, no índice h e nas citações do Google Scholar. Seguindo estes critérios, estão listados os pesquisadores que ofereceram, no período citado, maior contribuição para a comunidade científica. 

Entre os 115 professores de destaque da Universidade Federal de Viçosa (UFV), nove estão atualmente ligados ao PPGEnt: Raul Guedes, José Cola Zanuncio, Marcelo Picanço, José Eduardo Serrão, Ângelo Pallini, Eugênio de Oliveira, Eliseu Pereira, Frederico Salles e Eraldo Lima. Além destes, a lista traz ainda o professor José Henrique Schoereder, recentemente aposentado, que também integrou o grupo de orientadores da Entomologia. “É altíssima a representatividade da Entomologia no ranking. Estamos colhendo os frutos da dedicação dos nossos docentes’, diz o coordenador do programa, Gustavo Martins

Clique aqui para conhecer a lista completa.  

A surpresa, na avaliação de Gustavo, está no fato de professores “novatos” já aparecerem no ranking. “A sucessão dos docentes precisa continuar com professores de alto nível na pesquisa. A inclusão de tantos professores no ranking também diz muito sobre a diversidade de temas que o programa tem, em várias áreas da Entomologia. Precisamos continuar a atrair alunos de alto nível, pois eles constituem a base do que é feito no programa. É um orgulho”, avalia Gustavo.

A UFV é a segunda universidade de Minas Gerais em número de cientistas destacados no Top 10.000, e a 13ª do Brasil. Este é, segundo o AD Scientific Index, o primeiro levantamento feito com base no i10 – que indica o número de publicações com no mínimo dez citações -, e no índice h, que representa a relação entre o número de publicações e o número de citações de um pesquisador.

Foto: Rodrigo Carvalho Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *