Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal recebe inscrições de candidatos

Começaram nesta terça-feira, dia 3, as inscrições para a seleção de candidatos ao Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal da UFV. São oferecidas 25 vagas, destinadas a profissionais graduados nas ciências agrárias e áreas afins, que tenham interface com a defesa sanitária vegetal.

A seleção dos candidatos compreende a análise do Histórico Escolar, das Cartas de Referência e da Carta de Autoapresentação. Os candidatos aprovados iniciarão o curso no próximo semestre. Contudo, somente serão oferecidas turmas com o mínimo de 15 alunos selecionados, ficando a critério da Comissão Coordenadora a alteração desse número.

Os interessados têm até o dia 16 de junho para efetuar as inscrições, que são realizadas apenas pela Internet. Todas as informações sobre a seleção de candidatos constam no Edital.

Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal

O Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal é voltado para profissionais que atuam em instituições públicas e privadas ligadas à agropecuária e que buscam conciliar a atividade profissional com o desenvolvimento científico e tecnológico.

Os estudantes do Mestrado Profissional desenvolvem suas atividades de pesquisa alinhadas às demandas das instituições onde trabalham. O curso é estruturado de forma a viabilizar que o aluno desenvolva as atividades do mestrado concomitantemente à sua atividade profissional. Isso possibilita ao estudante colocar em prática a teoria aprendida.

O curso é semipresencial, com duração máxima de dois anos, sendo realizados cinco encontros presenciais e atividades supervisionadas em ambiente de ensino a distância. O corpo docente é formado por professores de diversos departamentos da UFV e de várias outras instituições de ensino e pesquisa do Brasil.

Vale destacar que o mestrado profissional confere o mesmo grau e prerrogativas que o mestrado acadêmico, inclusive para o exercício da docência. E como todo programa de pós-graduação stricto sensu, o diploma conferido aos estudantes só tem validade se o curso for reconhecido pela Capes.

Contudo, diferentemente do mestrado acadêmico, o mestrado profissional tem viés tecnológico e busca atender uma demanda de capacitação específica. No caso da Defesa Sanitária Vegetal, refere-se a capacitar profissionais que atuam com uma série de processos ligados diretamente à saúde pública e à economia do país.

O Mestrado Profissional da UFV foi aprovado pela Capes em 2010 e iniciou suas atividades em fevereiro de 2011. O curso apresenta duas linhas de concentração: Defesa sanitária vegetal, que compreende biologia e fundamentação teórica sobre pragas, estudo e caracterização biológica de pragas em sistemas agrícolas, avaliação de risco, pragas quarentenárias e métodos estatísticos aplicados à defesa; e Barreiras não alfandegárias e comércio internacional, compreendendo o desenvolvimento de processos para solucionar entraves ao comércio internacional, associados às barreiras não alfandegárias e à sanidade vegetal.

Para saber mais, acesse www.mpdsvufv.com