Madelaine Venzon integra comissão coordenadora

A pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig)  Madelaine Venzon é a nova integrante da comissão coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Entomologia. A pesquisadora, indicada pelos colegas em reunião na última sexta-feira, dia 02 de outubro, ocupa o posto deixado pelo professor Og Francisco Fonseca de Souza, que em breve assume o cargo de Diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas, com mestrado em Fitossanidade pela Universidade Federal de Lavras, doutorado em Biologia Populacional pela University of Amsterdam e Pós-Doutorado na University of California Davis, Madelaine é orientadora do programa desde 2006. Seu trabalho é voltado especialmente para a área de Agronomia, com ênfase em controle biológico e alternativo de pragas. “Trabalho desde aspectos básicos de biologia, comportamento e ecologia de insetos predadores até técnicas de aplicação do campo, com o intuito de diminuir os danos causados pelas pragas na agricultura, através de um método seguro ao homem e ao meio ambiente.”

Além de orientar alunos do programa de Pós-Graduação – não só da Entomologia, como também de Defesa Sanitária Vegetal -, Madelaine ministra na UFV a disciplina de controle biológico, junto com o professor Angelo Pallini. Na Epamig, ela trabalha com pesquisas aplicadas e ações de extensão. “Temos o campos experimentais que são utilizados pelos estudantes para os trabalhos, assim como o apoio como carros para viagens de campo, etc. Essas facilidades e o contato com os agricultores é muito positiva para os estudantes do programa. Da mesma forma, a atuação dos estudantes nos projetos de pesquisa na Epamig amplia nossas ações e perspectivas. A presença dos estudantes na Epamig é muito bem vinda, são considerados parte da empresa.”

O professor Marcelo Picanço, que sugeriu o nome de Madelaine à comissão, destaca a experiência, a capacidade de trabalho e a visão de equipe da pesquisadora, características que têm contribuído para o padrão de excelência do programa. “A Dra. Madelaine é uma pessoa ética e dedicada às atividades de ensino, pesquisa e extensão, e é querida pelos alunos e colegas.” O professor também cita a forte atuação de Madelaine na Epamig e como bolsista de produtividade nível 1 do CNPq como indicadores de sua qualidade profissional. “Além disto, dar mais espaço à visão feminina nesta comissão coordenadora muito contribuirá para o programa.”

Para a professora, a chegada à comissão trará a oportunidade de interagir ainda mais com os colegas e os estudantes do programa. “Além das atividades próprias da comissão, espero contribuir com sugestões que valorizem atividades relacionadas à aplicação da pesquisa e à popularização dos resultados obtidos nos trabalhos dos estudantes do programa”, diz.

Junto com a pesquisadora, integram atualmente a comissão os professores Simon Luke Elliot, Gustavo Ferreira Martins e Frederico Falcão Salles, além dos representantes discentes Vanessa Farias da Silva e Douglas da Silva Ferreira.

(Foto: Assessoria Fazu)