Entomologia participa de missão à Alemanha e aposta em novas parcerias

O professor Eugênio Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Entomologia, participou entre os dias 9 e 19 de abril da missão da UFV à Alemanha, dentro do Programa de Internacionalização Capes-Print. O grupo de professores visitou seis universidades alemãs, com o intuito de firmar acordos e fortalecer parcerias já estabelecidas. “A Entomologia foi muito bem recebida, e diversos professores com quem tive oportunidade de conversar se mostraram interessados nos trabalhos que desenvolvemos aqui”, conta Eugênio. 

Uma das maiores apostas de Eugênio é a criação de uma joint lecture series unindo o Departamento de Entomologia da UFV e as universidades de Würzburg e de Colônia. “A intenção é unir os conhecimentos das três universidades em morfologia, evolução e comportamento e, em determinado período, ter disciplinas oferecidas aqui, por professores brasileiros e alemães, e também o reverso – ter as disciplinas oferecidas lá. Ou ainda algum projeto remoto, para que a gente aumente a interação dos nossos estudantes daqui com os estudantes alemães”, explica Eugênio. As conversas com o diretor do Departamento de Fisiologia Animal da Universidade de Colonia, professor Ansgar Büschges, estão adiantadas, e novas reuniões devem ser realizadas em breve. “Temos ainda muitas etapas a vencer, mas as conversas são promissoras. Nosso desafio, neste momento, é buscar financiamento para o intercâmbio dos estudantes.” 

Eugênio também participou de conversas com o professor Jürgen Gadau, do Institute for Evolution & Biodiversity (Instituto de Evolução e Biodiversidade), da Universidade de Münster, que se mostrou interessado em conhecer Viçosa e desenvolver trabalhos em parceria com professores do PPG. “Neste caso, inclusive, existe uma boa aceitação para a possibilidade de dupla titularização, que seria muito interessante para nossos estudantes, visto que a universidade alemã esta em vias de proceder tais acordos com a UFV.” A proposta de dupla titularização também foi assunto na Universidade de Ciências Aplicadas de Weihenstephan-Triesdorf (HSWT). “Esta é uma universidade mais aplicada, com foco em agricultura e agroecologia, que também se mostrou muito interessada em estabelecer parcerias com a UFV, visando inclusive dupla titulação e intercâmbio de alunos da graduação e mestrado.”

A comitiva esteve ainda nas universidades de Hohenheim, de Göttingen, de Düsseldorf, e na Universidade Técnica de Munique (TUM). “Na Universidade Técnica de Munique, a professora Sara Diana Leonhardt também ficou muito encantada com os trabalhos que fazemos aqui na Entomologia. Tenho certeza de que plantamos muitas sementes. Agora precisamos regar essas relações para que novas parcerias se concretizem em breve.” A viagem foi custeada com recursos do programa Capes-Print, com contrapartida da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *