Egresso equatoriano representa a Entomologia UFV no Prêmio CAPES de Tese 2020

Uma das 1.420 teses inscritas ao Prêmio CAPES de Tese – Edição 2020 é do PPG em Entomologia da UFV. O doutor em Entomologia Luis Oswaldo Viteri Jumbo teve a sua tese inscrita para representar o Programa na premiação que vai selecionar as melhores teses de doutorado defendidas no Brasil em 2019. Cada programa de pós-graduação foi responsável por fazer uma pré-seleção e inscrever apenas um trabalho. Na Entomologia UFV, três trabalhos participaram da pré-seleção que resultou na escolha da tese “Enfoques biorracionais para o controle do gorgulho do feijão e o ácaro vermelho das palmeiras na região neotropical”, de autoria do egresso equatoriano.

Luis não esconde o quão gratificante é ter a sua tese selecionada para representar o PPG em Entomologia da UFV, “que é uma das 100 melhores universidades do mundo em Ciências Agrarias”. “Esta seleção me deixa com a satisfação de ter cumprido com o meu pequeno país, Equador, que me concedeu a bolsa de mestrado e doutorado; com a UFV e com o Departamento de Entomologia, que me acolheram em 2012 e 2015, quando iniciei o mestrado e o doutorado, respectivamente. Devo mencionar que este logro não é só meu; detrás tem muito esforço dos membros do Laboratório de Fisiologia e Neurobiologia de Invertebrados, liderados pelo professor Eugenio. A todos eles minha imensa gratidão”.

O doutor em Entomologia Luis Viteri.

Sob a orientação do professor Eugenio Eduardo de Oliveira, Luis defendeu a sua tese no dia 21 de fevereiro de 2019. De acordo com o autor, “nossos esforços foram centrados no entendimento das habilidades colonizadoras em presença de competidores interespecíficos das três principais pragas do feijão armazenado em seu hospedeiro principal e num alternativo. Posteriormente, procurou-se biomoléculas de origem vegetal para o controle destas pragas, avaliando também os potenciais efeitos não-intencionais decorrentes da exposição subletal e os custos e/ou benefícios fisiológicos associados às mudanças de hospedeiros, e as implicações para a susceptibilidade as novas ferramentas biorracionais. Paralelamente, avaliou-se o uso de inimigos naturais para o controle do ácaro vermelho das palmeiras, que vem causando severas perdas em palmeiras tropicais”.

O egresso decidiu participar da seleção interna de teses, pois ele acredita que “as ferramentas investigadas apresentam alto potencial tecnológico, possibilitando serem adaptadas e aplicadas em necessidades particulares, tanto de pequenos produtores quanto para a agricultura industrial; e o Prêmio Capes de Tese 2020 é uma oportunidade de mostrar os resultados da pesquisa do Departamento de Entomologia da UFV ao Brasil”.

Assista ao pitch sobre a tese de Luis Oswaldo Viteri Jumbo

Quatro anos de pesquisa em três minutos

Três das 15 teses defendidas em 2019 no PPG em Entomologia participaram da pré-seleção ao Prêmio CAPES de Tese 2020. Além de Luis Viteri, os doutores Vitor Zuim e Renata Vieira Marques toparam o desafio de participar da seleção interna. Os três produziram um pequeno vídeo sobre a sua tese (pitch), com até três minutos de duração. Para Luis, foi um verdadeiro desafio resumir quatro capítulos da tese, gerados durante quatro anos de pesquisa, em apenas três minutos. “Mas a ciência é assim, pesquisas de meses ou anos têm que ser mostradas de forma clara e rápida; mas fazer o vídeo foi possível graças ao constante treinamento que recebemos em nosso laboratório, além do assessoramento da Diretoria de Comunicação Institucional da UFV”.

O doutor em Entomologia Vitor Zuim.

Por sua vez, o egresso Vitor Zuim, que participou da pré-seleção com a tese “Milho transgênico e conformação de redes tróficas em cultivo comercial e refúgio”, avalia que a “experiência de preparar o pitch foi incrível. Inicialmente foi complicado abordar toda a tese em tão pouco tempo. E depois foi difícil modificar nossa forma de divulgação científica. Nós somos treinados para utilizar termos técnicos-científicos, sobretudo, na escrita de artigos, que são reconhecidos apenas por nossos pares. Assim, a nossa divulgação científica se limita ou chega exclusivamente aos nossos colegas entomologistas. Mas após o workshop sobre divulgação científica que fizemos, nós fomos desafiados a deixar tantos termos específicos de lado e fazer o pitch destinado a pessoas que não têm contato com o meio científico, como nossos pais e tios, e dessa maneira, levar informação não somente para cientistas da área, atingindo e divulgando para um público maior. O processo foi interessante e com certeza será usado nas próximas divulgações sobre ciência, seja fazendo pitchs ou posts nas redes sociais”.

Assista ao pitch sobre a tese de Vitor Zuim

Prêmio CAPES de Tese 2020

A Edição 2020 vai premiar as melhores teses de doutorado defendidas em 2019, selecionadas em cada uma das áreas de avaliação reconhecidas pela CAPES. O PPG em Entomologia concorre na área de Ciências Agrárias I. De acordo com informações divulgadas pela CAPES, “os autores das teses selecionadas receberão uma bolsa de estágio pós-doutoral em instituição nacional e o seu orientador, um prêmio para participação em evento acadêmico-científico nacional, no valor de R$3 mil. Dos trabalhos selecionados no Grande Prêmio, o orientador receberá R$9 mil para participação em congresso internacional e o autor ganhará uma bolsa para estágio pós-doutoral de 12 meses em uma instituição internacional”.

O professor Frederico Falcão Salles coordenou a pré-seleção do PPG em Entomologia ao Prêmio CAPES de Tese. Ele destaca a importância de se participar de uma premiação como essa: “Ao participar, o egresso automaticamente assume que a sua tese tem qualidade para participar do prêmio.  Inicialmente, dentro do programa e, posteriormente, frente a outras teses defendidas em todo o Brasil naquele ano.  Valorizar o seu próprio trabalho e se dispor a concorrer com outros candidatos de todo o país são qualidades importantes ao egresso e que, na minha opinião, o ajudarão na etapa profissional em que eles se encontram”.

A previsão é que os resultados do Prêmio sejam divulgados no mês de setembro. Até lá, só nos resta torcer, pois “originalidade, caráter inovador do trabalho e relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social”, que são os critérios considerados, a tese que representa o PPG em Entomologia da UFV já nos demonstrou que tem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *