Nada de ter nojo ou medo dos insetos. Apenas, encantamento e muita curiosidade. Assim foi a visita que as crianças do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) da UFV fizeram ao Museu Regional de Entomologia, na tarde da última quinta-feira, dia 28 de maio. Os visitantes ilustres, de idade entre três e quatros anos, se depararam com uma explosão de cores e formas diferentes, numa exposição montada especialmente para eles, no hall da Entomologia.

A mostra foi cuidadosamente organizada pelos mestrandos Alejandra Alvarez Zapata e Jose Luis Benavides, sob a orientação do professor Paulo Sérgio Fiúza, responsável pelo Museu. De acordo com os estudantes, o objetivo foi tirar a coleção de dentro do Museu e expô-la para chamar a atenção das crianças e também das pessoas que passavam por ali. “Falamos um pouco sobre o ciclo de vida das mariposas. As crianças viram pela lupa, que é uma experiência muito bacana para elas, uma coisa nova. Elas perguntaram tudo! E essa é a ideia, mostrar para elas que a entomologia é uma coisa bonita, é para explorar.” – descreve Benavides todo entusiasmado. Ele destaca a oportunidade que a visita das crianças proporcionou a eles, não apenas de abrir as portas do Museu Regional de Entomologia, mas também de exercitarem a didática.

_DSC1085

A visita das crianças do LDI à Entomologia faz parte de um projeto sobre insetos polinizadores, desenvolvido pela estudante de Educação Infantil da UFV, Sandra Regina Ferreira. A estudante, que faz estágio no LDI, conta que a ideia surgiu a partir do interesse das crianças sobre insetos e que através desse projeto são trabalhadas múltiplas linguagens. E pela animação da criançada durante a excursão, o projeto está sendo um sucesso.

Para o pequeno Guilherme, de tudo o que viu, o mais legal foi o besouro. Já para a pequena Laura, a borboleta azul! Entre mariposas, gafanhotos, moscas, aranhas, abelhas, cupins, lagartas e besouros, certamente, cada uma das crianças levou consigo um pouquinho do universo da entomologia. Elas também levaram para casa um jogo de dados, para brincar e aprender com os pais. O jogo apresenta um passo a passo que envolve as crianças na montagem dos dados e traz curiosidades e pistas, aguçando ainda mais a imaginação dos pequenos sobre esse fascinante mundo dos insetos, que os integrantes da Entomologia conhecem tão bem.

_DSC1184

Na galeria abaixo, você pode conferir um pouco mais de como foi esta visita especial.

3 Comments on “Crianças se encantam com o mundo dos insetos durante visita ao Museu Regional de Entomologia

• Parabéns a Sandra pelo trabalho. Muito bacana o passeio. Tenho certeza que a sala 3 está amando.

1. Parabéns, precisamos de iniciativa como esta, a divulgação da Entomologia tem sido totalmente direcionada ao Bem estar do próprio profissional e não da iniciativa como esta de divulgar o conhecimento, de abrir as portas ao novo!!! Parabéns professor Fiuza, pela iniciativa, precisamos de mais professores como você!!!!!!!