Corrida Entomológica reúne ciência e atividade física no campus

Aconteceu no último domingo, 26 de novembro, a terceira edição da Corrida Entomológica. O evento que reúne divulgação científica e prática esportiva voltou a ser realizado, depois de uma longa pausa em função da pandemia.

Cento e vinte pessoas estavam inscritas nas quatro categorias – 2.5km (feminino e masculino) e 5km (feminino e masculino). “Reunimos desde adolescentes (13 anos) até pessoas com mais de 60 anos de idade”, comemora o idealizador da corrida e professor do Programa de Pós-Graduação em Entomologia, Eugênio de Oliveira.

No trajeto da corrida, os participantes passam pelos pontos do Campus onde a Entomologia atua, seja o prédio principal ou os diversos laboratórios. Em paralelo a isso, os presentes têm a oportunidade de participar de mais uma edição do Insetos em Cena, evento em que os estudantes dividem com a comunidade parte do conhecimento adquirido. “Desta vez estiveram com a gente o pessoal do Grupo de Estudos em Abelhas, o Museu de Entomologia, e o meu laboratório, o Brain&Phy“, explica Eugênio.

Também estiveram presentes estudantes de atletismo, que tiveram a oportunidade de vivenciar e aprender a gerenciar eventos desta natureza, principalmente no que diz respeito aos desafios da arbitragem de uma corrida.

Veja a classificação final:

Categoria 2.5 km (masculino)

1 – Lucas Barros Paiva – 12:05
2 – José Roberto de Campos – 12:27
3 – Rafael Borges Camini – 12:30

Categoria 2.5km (feminino)

1 – Liliane de Rocha Barros – 13:58
2 – Taísa Coelho Carvalho – 14:46
3 – Floren Mol Gattin – 18:08

Categoria 5km (masculino)

1 – Otávio Henrique do Carmo Lucas – 17:42
2 – Daniel Pinheiro Cruz – 18:46