Apresentação de trabalhos científicos exige preparo dos estudantes

A UFV se prepara para realizar o IV Simpósio de Entomologia, que acontecerá de 12 a 16 de agosto. O evento é uma oportunidade para conhecer os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na área de Entomologia, tanto da própria instituição como de outros centros de pesquisa.

A estudante do 5º período do curso de Agronomia da UFV, Izailda Barbosa dos Santos, ou apenas Iza, como é conhecida, vai apresentar o trabalho intitulado Uso de Inseticidas Botânicos no Controle de Ascia Monuste Orseisque, que desenvolve no Laboratório de Manejo Integrado de Pragas (MIP).

Para ela, a participação em eventos como o Simpósio de Entomologia é uma experiência muito rica antes, durante e mesmo depois. Iza fala sobre a preparação existente e sobre a preocupação para que tudo transcorra da melhor forma possível, pois o resumo que será apresentado é fruto de muito trabalho.

Consciente da responsabilidade, Iza, que começou na iniciação científica desde o primeiro período da graduação, acredita que tem uma boa base para apresentar trabalhos em eventos científicos. Ela conta que no Laboratório de Manejo Integrado de Pragas, sob a orientação do professor Marcelo Coutinho Picanço, os estudantes passam continuamente por treinamentos que ajudam na sua preparação. São oferecidos gratuitamente cursos de redação científica, estatística e comunicação.

Os estudantes também participam de reuniões semanais para discussão de artigos e de trabalhos desenvolvidos no laboratório. Resumos de trabalhos que serão apresentados em eventos são submetidos a uma banca examinadora constituída pelos estudantes da graduação e da pós-graduação.

Iza afirma que a submissão dos trabalhos a essa banca interna contribui muito para o seu aperfeiçoamento. Essa banca avalia tanto o desempenho durante a fala, como faz perguntas, críticas e elogios sobre o trabalho, e um membro fica responsável por fazer uma avaliação geral, indicando seus pontos fortes e fracos. Iza acredita que essa avaliação prévia ajuda a melhorar tanto a apresentação oral como o painel, dando mais segurança para a apresentação oficial.

Iza ainda não sabe se durante o IV Simpósio de Entomologia fará apresentação oral. A lista dos trabalhos selecionados ainda não foi divulgada. Apenas o painel está confirmado. Mas pelo sim ou pelo não, Iza está devidamente preparada não apenas para apresentar o seu trabalho ao público, mas também para submetê-lo à avaliação e ouvir críticas e elogios, colaborando ainda mais para o seu crescimento acadêmico e científico.