Visita a município capixaba mostra a futuros agrônomos soluções criativas em propriedades rurais

Os alunos da disciplina ENT 390 – Receituário Agronômico e Deontologia conheceram de perto atividades agrícolas em duas realidades distintas, a Zona da Mata mineira e o município de Venda Nova do Imigrante (ES). Entre os dias 13 e 14 de junho, 20 alunos do curso de Agronomia da UFV visitaram propriedades rurais no município capixaba, onde foram abordados aspectos da produção, comercialização e administração das propriedades. A visita possibilitou aos alunos traçarem um quadro comparativo entre as regiões e visualizarem formas criativas de desenvolver atividades agropecuárias.

“Essa viagem foi uma das melhores experiências que vivenciei no curso de Agronomia. A agricultura na região de Venda Nova do Imigrante é muito interessante, uma vez que são produzidas diversas culturas em uma topografia desfavorável ao uso de máquinas. Além disso, alguns agricultores investem no agroturismo, onde comercializam seus produtos e recebem visitantes que acompanham o processo de produção” –  avalia a estudante Daiane das Graças do Carmo.

antonioDSC04586

O professor Eliseu José Guedes Pereira, que acompanhou os alunos na viagem, acredita que colocar futuros agrônomos em contato com diferentes realidades em campo é importante para a formação profissional, já que em breve eles estarão no mercado de trabalho e terão que atuar muitas vezes em condições adversas: “Sem dúvidas isso permite ao estudante perceber que há maneiras diferentes para encarar e enfrentar um desafio. No caso da Zona da Mata e de Venda Nova do Imigrante, realizar agricultura em uma região montanhosa e distante de um grande mercado ou centro de distribuição. Mas há outros aspectos que o profissional deverá sempre buscar conhecer além da ‘realidade’ (ou fantasia) que o cerca. Isso é importante na motivação para enfrentar um desafio aparentemente sem solução. Na universidade, acho que devemos incentivar e oferecer oportunidades às pessoas, principalmente graduandos e pós-graduandos, para buscarem uma visão para além do que estão acostumados a vivenciar”.

Na excursão ao Espírito Santo, dentre outras atividades, os alunos da ENT 390 participaram de uma aula sobre agroturismo com o cafeicultor Pedro Carnielli, egresso do curso de Agronomia da UFV. Ele desenvolve em sua propriedade cafeicultura e agroturismo, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecerem como funciona uma propriedade rural e aprender sobre a produção de cafés especiais, queijos e embutidos. De acordo com o professor Eliseu, “as pessoas que lá visitam podem degustar e comprar tais produtos em seu luxuoso mini shopping rural. Pedro falou aos estudantes sobre a trajetória dele e da sua família até chegar na atualidade do seu negócio. Destacou como foi o processo de desenvolvimento do agroturismo na região, o qual envolve não somente propriedades rurais, mas também uma cadeia de hotéis e localidades que oferecem diversão às famílias visitantes, como andar a cavalo, charrete, curiosidades sobre como são obtidos os produtos agropecuários e especiarias, que fazem do agroturismo uma boa opção para pessoas de centro urbanos”.

Realizada anualmente, a visita ao município capixaba é sempre uma oportunidade para os alunos vislumbrarem outras possibilidades de atuação profissional, após acompanharem ao longo do semestre propriedades na Zona da Mata mineira. “A disciplina ENT 390 é muito importante pois nos permite acompanhar a vivência em uma propriedade da região de Viçosa, aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e aprender com os produtores que possuem muita experiência. Também é importante para nossa vida profissional o contato com o produtor, pois aprendemos a nos comunicar melhor com esse grupo” – conclui a estudante Daiane das Graças do Carmo, que está prestes a se formar no curso de Agronomia.

Conheça um pouco mais sobre o aprendizado proporcionado pela disciplina ENT 390.