Programas de pós-graduação da UFT e da UFV comemoram uma década de parceria acadêmico-científica

P1010762

Consolidar um programa de pós-graduação emergente por meio da cooperação acadêmico-científica com um programa de pós-graduação já consolidado. Com esse objetivo, nascia há 10 anos, a parceria entre o PPG em Entomologia da UFV e o PPG em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Os bons resultados são percebidos em ambas as instituições. De um lado, o PPG em Produção Vegetal elevou o seu conceito na Capes. De outro, a Entomologia ampliou as suas linhas de pesquisa e a sua inserção nacional. Além da parceria formalizada, vale destacar que dos 16 docentes permanentes do PPG em Produção Vegetal da UFT, 10 são ex-alunos da UFV, e três desses são egressos da Entomologia.

O professor Renato de Almeida Sarmento é um deles. Ele fez doutorado em Entomologia na UFV, sob a orientação do professor Angelo Pallini, e ainda concluiu o PhD em Biologia Populacional, na University of Amsterdam (Holanda), sob a orientação do professor Arne Janssen, também orientador da Entomologia. Docente da UFT desde abril de 2008, lotado no Campus de Gurupi, onde coordena o Laboratório de Ecologia Funcional e Aplicada, o professor Renato participa desde o começo da cooperação com a UFV.

 Projetos

A parceria iniciou-se em novembro de 2008, com a aprovação do projeto Casadinho pelo CNPq. Naquela época, o PPG em Produção Vegetal tinha sido criado a pouco tempo, no ano de 2006, oferecendo apenas mestrado. Após a conclusão desse projeto, a parceria entre os PPGs teve continuidade com a aprovação pela Capes, do projeto Procad (Programa de Cooperação Acadêmica).

O professor Renato, que acompanhou de perto essa parceria nascer, crescer e render bons resultados, destaca que “diversos alunos da Produção Vegetal-UFT desenvolveram suas teses na Entomologia UFV e vice-versa. No ano de 2012, quando o projeto Procad estava no seu segundo ano, a Produção Vegetal-UFT subiu de nota na Capes, alcançando o conceito 04 e aprovando o doutorado. Em 2014, aprovamos outro Procad, envolvendo um número maior de professores. Agora em 2018, esse Procad está no seu último ano de vigência, e obtivemos nota 05 na Capes”.

 Interação

Ao longo desses dez anos, os projetos de cooperação ampliaram a interação científica entre os pesquisadores das duas instituições. Atualmente, além do professor Renato Sarmento, os seguintes professores da UFT também participam da parceria: Raimundo Wagner de Souza Aguiar e Danival José de Souza, ambos egressos do PPG em Entomologia, e os professores Gil Rodrigues dos Santos e Rodrigo Ribeiro Fidelis.

Inicialmente, quatro orientadores da Entomologia UFV participavam da cooperação: Angelo PalliniMarcelo Coutinho PicançoArne Janssen e Madelaine Venzon. Atualmente, além deles, outros cinco orientadores também desenvolvem projetos com a UFT: Eliseu José Guedes PereiraEraldo Rodrigues de LimaEugenio Eduardo de OliveiraRaul Narciso Carvalho Guedes e Terezinha Maria Castro Della Lucia.

O professor Angelo Pallini avalia que “nesse tempo, a Entomologia ganhou com a possibilidade de teses da UFV serem desenvolvidas na UFT, com a realização de missões de pesquisa e extensão que recebemos na UFV e com a ampliação das linhas de pesquisa, como as pesquisas com pinhão manso e melancia”.

Já o professor Renato Sarmento acredita que “a aproximação entre os pesquisadores envolvidos, bem como a possibilidade de treinamento temporário de nossos estudantes em laboratórios extremamente bem montados em Viçosa (MG), além do contato com pesquisadores e professores de renome nacional e internacional, contribuíram com o aumento expressivo na qualidade da produção científica dos nossos docentes. Tais ações refletiram sem sombra de dúvidas na consolidação do PPG em Produção Vegetal da UFT, saindo de nota 03 para nota 05” – comemora.

One Comment on “Programas de pós-graduação da UFT e da UFV comemoram uma década de parceria acadêmico-científica

  1. Parabéns, isso vem corroborar que a parceria entre duas Universidades de renome e cientistas sérios trabalhando juntos pode elevar as pesquisas no país ao mesmo nível internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>