Professor Og DeSouza ministra palestra a pós-graduandos da Universidade Federal do Ceará

Seguindo o exemplo do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia da Universidade Federal do Ceará (UFC) convidou o professor Og DeSouza para ministrar a palestra “Tudo o que você precisa saber sobre método científico“. Durante palestra online realizada no dia 9 de julho, com a participação de 62 pós-graduandos da UFC, o professor da Entomologia UFV discorreu sobre a “simplicidade” que envolve o desenvolvimento do método científico.

Incentivados pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia (PPGAF) a “sugerir temas e palestrantes que achassem interessantes e que viessem a complementar suas formações”, os pós-graduandos não hesitaram em sugerir o professor da UFV como palestrante.  De acordo com o coordenador do PPGAF José Wagner Melo, “os estudantes ficaram sabendo através do próprio site da Entomologia UFV que o Prof. Og havia ministrado a palestra “Tudo o que você precisa saber sobre método científico” para um programa de pós-graduação da Universidade Estadual da Paraíba. A sugestão foi prontamente aceita, não só por julgar o tema pertinente, mas também por ter conhecido um pouco o Prof. Og durante o intercâmbio que fiz na UFV (PPG Entomologia) quando estudante de mestrado e doutorado. Assim, fiz o contato com o Prof. Og e o mesmo prontamente aceitou o convite, deixando todos nós do PPGAF extremamente felizes”.

De acordo com o professor da UFC, a participação dos estudantes na palestra online com o professor da Entomologia UFV “foi importante em vários aspectos, merecendo destaque: (i) a complementação na formação dos estudantes, uma vez que todo pós-graduando precisa ter conhecimento sobre método científico; (ii) o contato com outra instituição e com um professor que tem reconhecida trajetória acadêmica; e (iii) serviu também para despertar o interesse para realização de intercâmbios, nesse ponto merece destaque a forma carinhosa com que o Prof. Og conduziu sua palestra, tendo interação com todos os participantes”.