Pesquisadores são premiados no Congresso Latino-Americano de Ecologia Química

Pesquisadores do Laboratório de Semioquímicos e Comportamento de Insetos da UFV, coordenado pelo professor Eraldo Lima, estiveram entre os dias 4 e 7 de dezembro na sétima edição do Congress of the Latin American Association of Chemical Ecology (ALAEQ), em Buenos Aires. A pós-doc Natália Ribas recebeu o prêmio de melhor apresentação de pôster, com o trabalho “Resistance to Bt-expressing protein of Spodoptera frugiperda caterpillars has an indirect cost by increasing the attraction of parasitoids in Bt maize plants”, enquanto o doutorando Lucas Tschoeke recebeu o “Travel Grant”, prêmio para ajuda de custo.

A edição deste ano do evento latino-americano foi a primeira realizada após a pandemia, e contou com a participação de grandes nomes da Ecologia Química mundial, reunindo estudantes de toda a América Latina. Cerca de 200 pessoas estiveram presentes nos quatro dias de evento.

“Nós pudemos ter contato com vários pesquisadores de outros países, inclusive pessoas que a gente cita nos artigos. Foi uma experiência incrível, e conquistar o primeiro lugar no pôster, foi maravilhoso, uma surpresa que me deixou muito feliz”, conta Natália. Ela apresentou um trabalho nascido de sua tese de doutorado, orientada pelo professor Eraldo e co-orientada pela professora Carla Arce, egressa do PPG Entomologia e hoje pesquisadora no Institute of Biology, na University of Neuchâtel, na Suíça. “Foi a realização de um sonho ouvir meu nome sendo chamado para a premiação”.

O prêmio concedido a Lucas é uma ajuda de custo para que pesquisadores (estudantes de graduação e pós-graduação) cujos trabalhos são considerados de grande relevância possam ir ao evento internacional. Lucas submeteu à comissão organizadora a pesquisa que realiza atualmente no doutorado, envolvendo comunicação química de Spodoptera frugiperda. “Esse prêmio foi a realização de um sonho. Pude conhecer pessoalmente os melhores pesquisadores do mundo na área de Semioquímicos e ver as pesquisas que estão sendo realizadas por eles.”

Além de Lucas e Natália e do professor Eraldo, estiveram também no encontro, apresentando seus trabalhos, as doutorandas Káreen Santos e Gleice Ane Gonçalves e o graduando Marcelo Picanço Filho, todos vinculados ao Laboratório de Semioquímicos. As despesas de viagem foram custeadas pelo projeto CNPQ-INCT-Semioquímicos na Agricultura.