Pesquisador lança plataforma para análise de dados de toxicologia em animais

Já está disponível online a plataforma Spectra Stats (Specialized Platform for Animal Chemical Toxicology Research and Analytics), desenvolvida pelo egresso do Programa de Pós-Graduação em Entomologia Rodrigo Cupertino Bernardes, especialmente para visualização e análise de dados em ecotoxicologia. A plataforma é uma solução apresentada pelo pesquisador para dar mais dinamismo e melhorar a visualização de dados de toxicologia em animais e será alimentada de forma contínua com dados apresentados pelos próprios usuários.

Registrada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial, a plataforma oferece acesso a uma série de variáveis que podem ser exploradas pelo usuário-pesquisador, incluindo detalhes dos xenobióticos testados (ingrediente ativo, formulação, origem da molécula, etc.), características biológicas dos animais (espécie, família, estágio de desenvolvimento, etc.) e informações experimentais (tipo de aplicação, tempo de exposição, sistema de estudo, etc.). Inicialmente, estão incluídos dados de mais de 550 bioensaios da literatura, mas este número tende a crescer, pois novos dados serão continuamente registrados.

“A ideia inicial era fazer um trabalho de meta análise sobre o efeito de xenobióticos, no caso, pesticidas em abelhas. Mas eram muitos os dados, e vi a necessidade de pensar em algo mais dinâmico”, conta Rodrigo. “Primeiro pensei em fazer um dashboard, mas seria a mesma coisa: dados reunidos até o momento em que o trabalho fosse publicado. Então pensei na plataforma, em um aplicativo onde novos dados pudessem ser inseridos constantemente”. Pronta e totalmente inovadora, a Spectra tem, portanto, potencial para se tornar uma base de referência para trabalhos da área. “Como estamos trabalhando com ecotoxicologia, a plataforma não se limita a dados com abelhas. Acrescentei filtros na plataforma, onde será possível o usuário analisar dados de diversos grupos de animais. O usuário vai poder filtrar os dados, de acordo com a demanda dele, para utilizar em estudos sobre qualquer animal.”

O trabalho foi desenvolvido por Rodrigo, que atualmente é pós-doc no departamento de Biologia Geral, com supervisão dos professores Gustavo Martins e Maria Augusta Lima Siqueira e apoio dos pesquisadores Lorena Lisbetd Botina, Thais Andrade Viana e Renan dos Santos Araujo na coleta de dados. Daqui para a frente, a intenção é que a atualização da ferramenta seja feita com base nas indicações dos usuários e publicações científicas na área. Quanto mais sugestões forem enviadas, mais completa se tornará a ferramenta. “Os usuários podem fazer a solicitação de inserção, apresentando o DOE do trabalho, email de contato e o Orcid de quem está fazendo o pedido. Só inseriremos dados de trabalhos já publicados, que passaram por revisão por pares. Há um algoritmo que usará aprendizagem de máquina para extrair as informações, e, além disso, os dados passarão por uma triagem humana. Teremos alunos da pós-graduação e de iniciação científica que estarão de olho nisso”.

Quem for utilizar o Spectra para fins de pesquisa, poderá escolher entre as diversas opções de filtro, com várias maneiras diferentes de se cruzar informações, comparar cenários,buscar associações e fazer recortes de tempo. “A ferramenta tem um potencial enorme, e o que dá pra explorar dentro dela, em termos de análise, é praticamente infinito. Pode trazer eficiência e agilidade na comparação de dados de uma forma muito diferente”, avalia Rodrigo. Entre as funcionalidades da plataforma, está também a geração de gráficos e figuras prontos para serem utilizados em trabalhos e apresentações.

O Spectra já está disponível para toda a comunidade acadêmica, neste link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *