Nova espécie da ordem Ephemeroptera é descrita por orientador da Entomologia UFV

Especialista em sistemática e taxonomia de insetos aquáticos, com ênfase na ordem Ephemeroptera, o professor Frederico Falcão Salles, orientador do PPG em Entomologia da UFV, descreveu uma nova espécie dessa ordem, a Rivudiva inma. O nome é uma homenagem ao Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), sediado em Santa Teresa, no Espírito Santo, estado do qual a espécie é endêmica.

Em parceria com os pesquisadores Carolina Nieto, do Instituto de Biodiversidad Neotropical da Argentina, e Paulo Cruz, da Universidade Federal de Rondônia, o professor da UFV publicou a descrição da nova espécie na revista Zootaxa, no artigo intitulado “New species of Rivudiva Lugo-Ortiz & McCafferty (Ephemeroptera: Baetidae) with comments on R. minantenna Lugo-Ortiz & McCafferty and R. trichobasis Lugo-Ortiz & McCafferty”.

Como é característico das ninfas da ordem Ephemeroptera se desenvolverem em ambientes aquáticos, ninfas de Rivudiva inma foram encontradas apenas em áreas de cascalho de riachos da região da Reserva Biológica Augusto Ruschi, em Santa Teresa (ES). Mas atualmente, indivíduos da nova espécie estão depositados no Museu de Entomologia da UFV, incluindo o holótipo que baseou a descrição taxonômica. Entre as características mais marcantes da espécie descrita estão a presença de cerdas robustas e curtas nas pernas e uma coloração que permite que a mesma fique camuflada no ambiente em que vive.

Fonte: Divulgação Institucional UFV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *