Nosso Logotipo

Nosso programa de Pós-Graduação em Entomologia sempre teve dificuldades em definir um logo de identificação. Algumas tentativas foram feitas e alguns logos foram utilizados, mas nenhum deles refletindo as complexidades e peculiaridades de nosso programa. Faltava-nos uma identidade visual, criativa e com caráter, ilustrativa dos desafios da área e do próprio programa.

Na oportunidade da revisão do nosso website, com o encerramento do triênio de avaliação da CAPES e eminente mudança na coordenação do programa, o colegiado do mesmo decidiu-se pela busca desta nova identidade visual. O eixo de busca foi alterado em relação a tentativas passadas.

Ao invés de buscarmos um logo em concursos domésticos, abrimos uma busca internacional entre designers profissionais. O esforço foi agraciado com três escolhas: duas da designer sérvia Ivana Maciev, e uma da designer filipina Kates Robyn. A preferência para o logo oficial do Programa recaiu sobre o “Besouro Vitruviano” concebido por Ivana Maciev, mas os dois designs alternativos estão sendo adotados e serão utilizados para outras atividades do Programa. Todos seguem disponibilizados nesta página e a concepção de cada é brevemente apresentada.

BesouroBesouro Vitruviano, concebido por Ivana Maciev

A concepção é inspirada no Homem Vitruviano de Leonardo Da Vinci, onde dimensionalidade, proporção e simetria são explorados simultaneamente. No logo adotado pelo Programa os mesmo conceitos são explorados, com ligeiras mudanças na simetria e posicionamento do besouro, remontando ao que se observa na realidade. Em uma face temos o besouro impresso, à semelhança de um fóssil, enquanto no outro tem-se uma irradiação de sombra. Internamente ao besouro, uma vespa e uma formiga são evidenciados como sugestão da complexidade de interações a serem exploradas em Entomologia.

VespaVespa Vitruviana, por Ivana Maciev

O segundo logo proposto por Ivana Maciev prioriza a inter-relação entre organismos representando uma vespa emergindo da impressão parcial de um besouro, e nela mostrando-se aparente uma formiga.

O-OlhoOlhar Críptico, por Kates Robyn

O terceiro logo selecionado pelo programa de Pós-Graduação em Entomologia foi concebido por outra artista, Kates Robyn, que assim explica a concepção do logo:

This logo has been created to build trademark and brand. The eye is perfectly designed to represent vision and knowledge to things it sees. It has mystery to comprehend and brings it to the brain. The butterfly morphed in the eye iris, to represent the versatility, research and knowledge about the subject.

Acesse os links e baixe os arquivos originais em PDF:

Besouro Vitruviano P&B

Vespa Vitruviana P&B

Olhar Críptico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>