Insectum recebe estudantes da graduação e amplia espaço de estudos e troca de conhecimento

O Grupo de Estudos Insectum, criado em 2019 por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Entomologia, está de portas abertas, agora de forma oficial, para estudantes de graduação. No edital deste ano, o grupo iniciou esse processo de abertura, para envolver em suas atividades também os graduandos, e há poucas semanas consolidou esse movimento com a escolha de Pablo Fernandes Braga para a coordenação geral do grupo. Ele, que é aluno do curso de Ciências Biológicas, divide o posto com o doutorando Jhon Lopez

“A entrada dos alunos de graduação no grupo proporciona um novo olhar, em função do grande contato que temos com projetos de extensão e diferentes laboratórios dentro da universidade. Poderemos auxiliar em uma maior interação do Insectum com os demais grupos da instituição, na divulgação do grupo dentre os demais alunos, e contribuir para o desenvolvimento de eventos que sejam de interesse de todos os estudantes da universidade”, prevê Pablo.

Para ele, tão consistentes quanto os ganhos para o grupo são os benefícios para os graduandos. “Estar em um grupo de estudos nos permite obter conhecimento sobre diferentes linhas de pesquisa, que nos dá uma visão maior sobre possíveis áreas de atuação, e sobre os insetos em si. Ter esta experiência durante a graduação agrega bagagem de conhecimento maior para a vida profissional”, diz ele, citando ainda as oportunidades de desenvolver liderança, oratória e comunicação em língua estrangeira que as atividades do grupo trazem. “Esse desenvolvimento pessoal e profissional durante a graduação são essenciais para que saiamos profissionais e pessoas mais capacitadas a estar à frente de projetos, trabalhar em equipe, e na carreira acadêmica.”

Jhon Lopez, que é um dos coordenadores do Insectum desde 2020, também tem boas expectativas diante da chegada dos graduandos. “É importante para nós lembrarmos do olhar e dos interesses da graduação. Com a chegada do Pablo, pretendemos aumentar as atividades voltadas para público que não era nosso alvo inicial, como a graduação, as escolas e o público não acadêmico, como o produtor rural”, avalia ele. Para Jhon, a abertura do grupo a este novo perfil de estudante também pode ser uma eficiente ferramenta para captar talentos interessados em fazer cursos de mestrado e doutorado pelo Programa.

Juntos, os dois coordenadores planejam ampliar os canais de debate e troca de conhecimento do grupo e investir na produção de conteúdo. “Precisaremos fazer uma remodelagem de eventos que antes eram digitais, tendo em vista o retorno previsto das atividades presenciais. Ainda temos, porém, que nos adaptar e entender de qual modo serão desenvolvidas essas atividades nesse novo contexto”, diz Pablo. “Estamos mudando a maneira de trabalhar – queremos continuar auxiliando e promovendo eventos, mas estamos com o intuito de gerar mais conteúdo com propriedade intelectual do Insectum como cursos, documentários, matérias no blog e uma surpresinha que estamos preparando de divulgação científica”, acrescenta Jhon.

O próximo edital do Insectum para seleção de participantes, seja da graduação ou da pós-graduação, está previsto para o primeiro semestre de 2022.