I Mostra Científica Insetos em Cena atrai pessoas de todas as idades

Você apostaria as suas fichas numa barata corredora? Um grupo de alunos da disciplina ENT 662 apostou, não apenas em uma, mas em várias baratas, e foi sucesso absoluto durante a I Mostra Científica da Entomologia UFV: Insetos em Cena. A mostra realizada no dia 25 de junho levou várias curiosidades sobre o mundo dos insetos para a feira livre de Viçosa, atraindo pessoas de todas as idades.

DSCN7995

“Moça, eu tenho 74 anos e aprendi muitas coisas com vocês hoje, coisas que eu nem pensava que existiam. Vocês já pararam para pensar no tanto de gente que morre sem essas informações? Muito obrigado”. Essa foi a mensagem de agradecimento que a estudante do mestrado em Entomologia, Elem Fialho Martins, ouviu de um senhor que visitou os estandes da mostra. Para a mestranda, ouvir isso foi muito gratificante: “A fala desse senhor me proporcionou tamanha felicidade e me fez sentir uma sensação de dever cumprido, pois esse era o nosso objetivo, levar um pouquinho do nosso trabalho feito dentro de sala de aula para as pessoas leigas no assunto e que têm sede de conhecimento”.

E pelo visto não faltaram aos frequentadores da feira curiosidades a serem exploradas. Toda a programação foi pensada e organizada pelos estudantes da disciplina ENT 662 – Fisiologia de Insetos, ministrada pelo professor Eugenio Eduardo de Oliveira. No início do semestre o professor Eugenio propôs o desafio, e os estudantes se empenharam para cumpri-lo. Eles abusaram da criatividade e garantiram uma programação com vários atrativos.

DSCN4578

Cada grupo de estudantes abordou um tema. O grupo Insetos na mídia fez jogos, vídeos e pôsteres para desmistificar algumas peculiaridades sobre insetos. Já o grupo Insetos pragas agrícolas levou insetos vivos, ressaltando a importância do controle natural dessas pragas, e mostrou alguns exemplos de inimigos naturais. Larva de Tenebrio com chocoO grupo Insetos na alimentação destacou a importância dos insetos como produtores de mel e até ofereceu aos visitantes da mostra um prato exótico: larvas de tenébrio (inseto da Ordem Coleoptera) fritas com chocolate. O grupo Aedes aegypti compartilhou informações sobre esse mosquito vetor de várias doenças, apresentou o seu ciclo de vida e também ensinou ao público presente como fazer repelentes naturais em casa para combater esse vetor. O grupo Comunicação dos Insetos contou com a participação ativa do público ao abordar as diversas formas de comunicação dos insetos. Por fim, o grupo Locomoção dos insetos organizou uma corrida de baratas, onde as pessoas fizeram as suas apostas para ver qual barata chegaria primeiro na linha de chegada.

A estudante Elem Fialho destaca que “todos os grupos fizeram sucesso. Mas o Locomoção dos insetos prendeu a atenção das pessoas com a animada corrida de baratas. Os integrantes do grupo eram muito divertidos, chamando o público a todo o momento e interagindo com ele”.

Corrida de baratasPara a mestranda, a experiência de levar conhecimento sobre o mundo dos insetos para fora da UFV foi um desafio, que envolveu atividades para pessoas de todas as idades. “Isso é muito interessante, uma vez que a família como um todo era o nosso público-alvo. A maioria das pessoas que visitaram os nossos estandes eram fregueses da feira com seus filhos, e alguns professores e alunos da UFV. Tanto os adultos como as crianças se envolveram nas atividades propostas” – destaca.

Insetos em CenaEssa foi a primeira mostra sobre fisiologia de insetos realizada fora da UFV. No ano passado, os alunos da disciplina ministrada pelo professor Eugenio também realizaram uma exposição de trabalhos sobre o tema, mas dentro do Campus, no hall do prédio da Biologia. O sucesso da exposição do ano passado, que surpreendeu até mesmo alunos e professores acostumados com pesquisa científica, foi um incentivo a mais para a mostra deste ano.

Desta vez, a mostra não teria local melhor para acontecer: a feira livre de Viçosa! Além do tradicional pastel com caldo de cana, frutas e verduras fresquinhas, o espaço onde se encontra velhos e novos conhecidos também proporcionou aprendizado. A realização da I Mostra Insetos em Cena demonstrou que além da sabedoria popular, a feira também é local para compartilhar conhecimento científico.

Confira mais momentos da  I Mostra Científica da Entomologia UFV: Insetos em Cena: