Dia de campo em Cajuri difunde avanços de cultivares de milho e técnicas de manejo de pragas na cultura

Vitrine do MIlho 1

Cerca de 250 participantes, entre técnicos, produtores, estudantes e pesquisadores, se reuniram no dia 16 de fevereiro, para um dia de campo na Fazenda Nô da Silva, no município de Cajuri (MG), durante a XI Vitrine do Milho e Silagem. A Entomologia UFV esteve presente, através da equipe do professor Eliseu José Guedes Pereira, que demonstrou resultados de pesquisas sobre pragas-chave para a cultura do milho e de estudos sobre a eficiência de inseticidas no combate à lagarta-do-cartucho, principal praga dessa cultura.

Promovido pelo Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL – UFV), a Vitrine do Milho e Silagem é realizada há onze anos em propriedades assistidas pelo PDPL e pelo Programa de Capacitação de Especialistas da Pecuária Leiteira (PCEPL – UFV). Há quatro anos, o evento vem sendo realizado na Fazenda Nô da Silva, do produtor Antônio Maria da Silva Araújo. O objetivo do evento é levar aos produtores rurais e demais profissionais da área, avanços recentes sobre cultivares de milho e manejo de pragas na cultura.

Nesta edição, a Vitrine do Milho contou pela primeira vez com a participação do Departamento de Entomologia da UFV, que, por sua vez, recebeu o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFV para viabilizar a montagem do seu stand no evento. De acordo com o professor Eliseu, “o objetivo foi disseminar conhecimentos técnico-científicos sobre a utilidade de técnicas e tecnologias de manejo de pragas, como: transgenia Bt para manejo de lagartas, resistência natural de cultivares de milho à lagarta do cartucho, inimigos naturais de pragas, inseticidas foliares, tratamento de sementes para manejo de pragas em cultivos de milho, entre outras”.

Vitrine do MIlho 4

Na ocasião, os mestrandos do PPG em Entomologia Hugo Monteiro e Thadeu Souza apesentaram aos participantes do evento os resultados de suas dissertações, que, segundo o professor Eliseu, “tratam de assunto de grande interesse e aplicação na agricultura local, nacional e mundial”.

Parceria

O técnico do PDPL Thiago Camacho avalia que foi uma excelente troca de experiência entre a academia e os produtores rurais: “A participação do Departamento de Entomologia engrandeceu a XI Vitrine do Milho e Silagem. O trabalho iniciou no pós-plantio dos híbridos de milho, teve acompanhamento e monitoramento durante o desenvolvimento da cultura e fechando com ‘chave de ouro’, a equipe coordenada pelo professor Eliseu esclareceu dúvidas. Enfim, criaram uma proximidade entre a UFV, os produtores e técnicos da região”.

A Vitrine do Milho dá às empresas produtoras de cultivares de milho voltados à produção de silagem, oportunidade para apresentarem ao público avanços e técnicas para o setor. Neste ano, o evento contou com a participação de 15 fornecedores e contou ainda com a participação da Embrapa, que esteve representada por alguns de seus pesquisadores, dentre eles, o egresso do PPG em Entomologia da UFV Ivênio Rubens de Oliveira, que atua na Embrapa Milho e Sorgo.

Participar de uma atividade de extensão como esta promovida pelo PDPL foi uma experiência enriquecedora para a equipe do Laboratório de Interação Inseto-Planta da UFV. Tanto é que o professor Eliseu planeja dar continuidade à parceria com o PDPL: “Isso deve nos permitir realizar pesquisas pertinentes para obter novos conhecimentos úteis à agricultura/pecuária e à sociedade em geral. Acrescentando-se que a atuação do PDPL merece destaque, pois esse programa dá oportunidade de estágio a muitos estudantes da UFV e trabalha junto ao produtor rural auxiliando-o em todos os desafios, incluindo adoção de técnicas que visam melhorar a eficiência produtiva/qualidade ambiental da atividade e em decisões sobre a escolha e uso de novas tecnologias”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>