Contagem regressiva para a 1ª Corrida Entomológica da SEB

Inspirada nas iniciativas de sucesso da UFV, a SEB (Sociedade Entomológica do Brasil) está organizando a sua 1ª Corrida Entomológica, que será realizada no dia 12 de agosto, na cidade de Londrina (PR), durante o 16º Siconbiol (Simpósio de Controle Biológico). Com o objetivo de divulgar cada vez mais a entomologia para além da comunidade científica, os organizadores esperam reunir 100 participantes, nas categorias feminino e masculino, para percursos de 4 Km e 6 Km.

A egressa do PPG em Entomologia da UFV Jaciara Gonçalves está participando ativamente da organização da corrida. Para ela, que atualmente faz doutorado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), “realizar a corrida entomológica concomitante ao Siconbiol permite uma integração maior entre a sociedade e entomologistas de diversas partes do Brasil e do exterior. Além de divulgar a entomologia para um público que desconhece muito desse universo tão rico dos insetos”.

Todos os corredores que completarem o percurso receberão uma medalha personalizada. Durante a prova, os participantes terão seu tempo aferido por cronometragem eletrônica via chips, sendo que os três primeiros colocados serão premiados com troféus e dois ingressos para participarem da festa de confraternização do Siconbiol, que será no dia 13 de agosto. Ao final da corrida, terá exposição de insetos, show ao vivo com a banda “Amostra Grátis” e food trucks, para proporcionar aos participantes um agradável happy hour.

Além de Jaciara, a 1ª Corrida Entomológica da SEB está sendo organizada por outros estudantes de pós-graduação em Entomologia de instituições paranaenses, que realizam seus projetos na Embrapa Soja, sob a orientação do pesquisador Adeney de Freitas Bueno. A organização da corrida conta também com a participação de estudantes do PPG em Entomologia da UFV, sob a orientação do professor Eugenio Eduardo de Oliveira, que, por sua vez, tem a experiência de já ter organizado duas corridas entomológicas na UFV e foi um grande incentivador para que a SEB abraçasse também essa ideia.

A doutoranda da UFPR destaca: “Nas ações de divulgação da corrida, tanto nas mídias sociais, como presenciais, que fizemos na cidade, temos conseguido divulgar a entomologia. A logo da corrida que inclui o besouro-tigre, conhecido pela sua velocidade em se deslocar, atrai pessoas que muitas vezes nem sabem o significado da palavra entomologia. Assim, consideramos que já estamos cumprindo parte do nosso objetivo somente com a divulgação do evento”.

Vale destacar que apesar de ser concomitante ao 16º Siconbiol, qualquer pessoa pode se inscrever na 1ª Corrida Entomológica da SEB. Mas os inscritos no Simpósio de Controle Biológico têm descontos especiais. Se você também não quer perder essa oportunidade que reúne divulgação científica e prática esportiva, vá correndo fazer a sua inscrição. Acesse www.sympla.com.br/1-corrida-entomologica-da-seb__547873 e inscreva-se.