Com esporte, ciência e superação, 1ª Corrida Entomológica reúne 115 atletas na UFV

1

Dos fatos que marcaram o ano de 2017 no Departamento de Entomologia da UFV, certamente, a realização da 1ª Corrida Entomológica foi um deles. O evento realizado no dia 3 de dezembro contou com a participação de 115 corredores, que disputaram 2,5 ou 5,0 Km de prova. Atletas de Viçosa (MG) e de outras cidades participaram da corrida, que além de promover o espírito esportivo, foi um grande momento de integração e superação para muitos, como o professor da UFV Herly Carlos Teixeira Dias, que participou pela primeira vez de uma prova esportiva, após enfrentar um câncer,  ou o professor Lessandro Gontijo, que saiu de Florestal (MG) especialmente para participar da corrida. Ficando entre os primeiros colocados ou não, o fato é que os 115 participantes saíram vencedores de uma prova que uniu esporte, ciência e descontração.

Os seguintes corredores conquistaram os primeiros lugares:

  •  Silvana Aparecida da Costa  (5 km feminino)
  •  Gergo Kolesza (5 km masculino)
  • Gláucia Cordeiro (2,5 km feminino)
  • Noélio Alves Ferreira Filho (2,5 km masculino)

O vencedor dos 2,5 km masculino é formando do curso de Agronomia da UFV e conta que foi a primeira vez que ele venceu uma prova. “Eu entrei no time de atletismo da Atlética das Engenharias no início de 2017. Eu treinava para corridas de explosão, 200 e 400 metros, mas em meados de maio, um mês antes do Engenharíadas, eu machuquei o joelho. A Corrida Entomológica foi a primeira corrida depois do incidente. Eu não tive preparação, eu comecei a jogar bola mais ou menos um mês antes, para começar a me exercitar um pouco. Mas acho que o meu corpo já estava acostumado com atividades físicas, porque antes eu jogava muita bola, malhava e corria. Então, essa corrida foi uma forma de recomeçar os exercícios e fortalecer o joelho”. Para Noélio, ter vencido os 2,5 km da Corrida Entomológica foi uma experiência única: “Fiquei muito feliz e empolgado para continuar correndo novamente”.

Para o professor Herly Carlos Teixeira Dias, do Departamento de Engenharia Florestal, participar da 1ª Corrida Entomológica também foi uma experiência singular. “Tenho 52 anos, excesso de peso – 98 kg, muito para os 1,74 m que tenho de altura. Desde o início de 2017, venho fazendo tratamento para combater um câncer de próstata, inclusive, passei por uma cirurgia em março desse ano. De lá pra cá, venho me esforçando para retornar ao ritmo, recuperar e melhorar o físico. Confesso que não está sendo fácil. Mas essa corrida foi sem dúvida mais uma oportunidade que tive de ir para a rua correr. Conto com o incentivo de várias pessoas, personal e nutricionista, além da família, é claro. Foi muito bom participar, com boa organização, sem infringir nenhuma das regras impostas anteriormente, e um nível muito bom dos competidores. Acredito que ela deva se repetir, só pediria um melhor trajeto, inclusive, com menos subidas, pois quem sofre com excesso de peso, com problemas de joelho e luta para melhorar o seu preparo, os morros são terríveis e desanimadores”.

Quem também encarou o percurso com muita disposição foi o professor Lessandro Gontijo, que veio a Viçosa para participar da prova. “Para mim, foi como unir o útil ao agradável. Correr certamente faz um bem indiscutível para a nossa saúde. Além disso, foi uma boa oportunidade para conversar um pouco sobre ciência (entomologia) com alguns dos colegas de profissão. O fato de eu ser um ex-graduando, ex-pós-doutorando e agora professor da UFV (campus Florestal) tornou a Corrida Entomológica ainda mais especial. Eu admiro e parabenizo os organizadores do evento, o qual serviu para promover uma atividade saudável, interação social, bem como divulgar um dos grandes departamentos da Universidade, a Entomologia. Acho que a Corrida Entomológica foi inovadora, por divulgar ciência, através de um evento esportivo”.

Confira mais alguns momentos da 1ª Corrida Entomológica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>