Quinta Corrida Entomológica movimenta Campus com prática esportiva e divulgação científica

O Campus da UFV recebeu, no último domingo, 30 de novembro, a quinta edição da Corrida Entomológica. O evento reúne atletas de todas as idades e amantes dos insetos para um encontro que mistura divulgação científica e prática esportiva. Na programação, estão corridas (em quatro diferentes categorias), e atividades de difusão de informação sobre insetos. 

168 pessoas estavam inscritas nas quatro categorias – 2,5km (feminino e masculino) e 5km (feminino e masculino). 

A corrida foi organizada por estudantes da EJEnt, a Empresa Júnior da Entomologia, em parceria com graduandos e pós-graduandos da Educação Física e do projeto de extensão Attaq, voltado para treinamento de corredores, e com a Liga Acadêmica em Fitossanidade da UFV (LAFIT), além do professor do Programa de Pós-Graduação em Entomologia, Eugênio de Oliveira, que é idealizador do projeto.

Em suas cinco edições, a corrida vem mobilizando não só membros do PPG Entomologia, mas também toda a comunidade viçosense. “Essa foi a primeira corrida que participei competindo na vida. Me senti muito feliz de conseguir realizar toda a prova, embora os altos junto com o sol tenham sido desafiadores”, conta Aline Santos Fernandes, que é esposa do mestrando Joshua Fernandes. Ela fazia parte de um grupo de cinco corredoras, todas vestidas de borboletas. “Foi maravilhoso estarmos juntas e poder desfrutar da liberdade de correr e “voar” como borboletas!”

A ideia de se fantasiar como insetos também mobilizou Lucimar Frade e um grupo de 22 amigos. Alguns participavam da corrida pela terceira vez e, este ano, decidiram buscar inspiração nos insetos também para o visual. “As mulheres foram de abelhas, porque somos trabalhadoras, unidas e não paramos nunca. Os homens se vestiram de grilo, porque representam aquele pulo, aquela força e leveza nas passadas.” Lucimar elogia o clima do evento, e o propósito de levar mais conhecimento à comunidade. “Correr juntos, fantasiados, foi mais do que engraçado: foi simbólico. Era sobre parceria, espírito de equipe e sobre mostrar que quando a gente se junta, tudo fica mais leve. A corrida ganhou outro significado: virou festa, virou memória, virou motivo de muita risada.”

Entre os participantes estavam atletas e corredores amadores de diversos perfis. Veja a classificação final: 

Feminino 2,8km
1 – Danielle Schultz
2 – Ana Paula M.  F. Toma
3 – Andressa Martins

Feminino 5km
1 – Isabella Salgado Faustino 
2 – Nirlene Ribeiro
3 – Elaine Maria da Silva Pinto 

Masculino 2,8km
1 – Pedro Gabriel
2 – Jose Roberto Campos
3 – Eugênio E. Oliveira 

Masculino 5km
1- Daniel Zeni
2- Jumar Silva 
3 – Fernando F. Cunha

Veja alguns momentos da Corrida, na fotos de Rodrigo Carvalho Gonçalves:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *