Mestrando apresenta atividades da Entomologia na XIII Semana Acadêmica no campus Rio Paranaíba

O mestrando do Programa de Pós-Graduação em Entomologia Pedro Rodrigues Júnior esteve no campus Rio Paranaíba da UFV, entre os dias 7 e 11 de outubro, na XIII Semana Acadêmica. Pedro foi convidado pelo Centro Acadêmico da Biologia da UFV-CRP, o CABio Colmeia, para apresentar a Entomologia e o trabalho realizado nesta área no campus de Viçosa aos estudantes aspirantes a entomólogos. 

Sob o título “Abra suas asas: um voo sobre o mundo da Entomologia”, a palestra de Pedro abordou as diferentes áreas da Entomologia presentes em Viçosa. “Fiz uma pesquisa com meus colegas do Programa para me inteirar sobre as áreas que tenho menos afinidade e poder criar uma palestra bem completa. Para isso, contei com o apoio do Insectum, o Grupo de Estudos em Entomologia da UFV participando como ouvinte do II Curso de Inverno em Entomologia promovido por eles.” 

Além de falar sobre os insetos em geral, Pedro abordou o Departamento de Entomologia, os laboratórios, e as atividades de extensão desenvolvidas pelo Museu de Entomologia em Viçosa. “Graças ao Júlio Chaul, um de nossos técnicos, tive a oportunidade de levar até fósseis de insetos para os estudantes. Foi bem divertido. Aproveitei a experiência que adquiri com insetos aquáticos sob orientação do professor Frederico Salles e mostrei o fascinante mundo subaquático pros aspirantes a entomólogos. Também aproveitei a oportunidade para divulgar o próximo Simpósio Internacional de Entomologia, que acontecerá no ano que vem aqui em Viçosa.”

Por fim, o mestrando apresentou seu atual projeto de pesquisa. Sob orientação do professor Raul Guedes, no Laboratório de Ecotoxicologia e Ecofisiologia de Insetos, ele investiga a preferência alimentar de Dinoderus minutus, a broca-do-bambu, considerada a maior praga de bambus armazenados, causador de grande impacto econômico em escala mundial.  

Durante a Semana Acadêmica, Pedro pode conhecer o Campus da UFV de Rio Paranaíba e o curso de Ciências Biológicas, cuja grade tem ênfase na conservação ambiental. O mestrando também participou de outras atividades promovidas pelo CABio Colmeia, e fez uma visita à Pains, na região cárstica do São Francisco, onde há muita riqueza natural e espeleológica. “Foi minha primeira experiência em uma caverna. Vi artrópodes cavernícolas ao vivo, e isso foi muito especial para mim. Com certeza o cerrado do alto Paranaíba vai deixar boas lembranças.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *