Congresso começa no domingo com participação massiva do PPG Entomologia

Começam neste domingo, 22 de setembro, o XXIX Congresso Brasileiro de Entomologia e o XIII Congresso Latino-Americano de Entomologia, reunindo cerca de dois mil especialistas do Brasil e do mundo em Uberlândia. Pela primeira vez, a comissão organizadora dos eventos reúne vários representantes do Programa de Pós-Graduação em Entomologia, entre professores e estudantes. A expectativa é de um evento histórico, com palestras de grande impacto, além de atividades em novo formato e perfil cuidadosamente inclusivo. 

A comitiva da UFV de inscritos para o congresso também é grande. Na noite desta sexta, um ônibus parte de Viçosa levando 42 estudantes, a maioria vinculada à Entomologia. “Estamos animados, vamos trabalhar muito e teremos muitas oportunidades de aprendizado lá. É sempre ótimo ir a congresso, ter contato com outros pesquisadores, fazer um bom network, e estamos especialmente entusiasmados com as novidades que esse evento terá”, diz o doutorando Gabriel Pio, um dos organizadores da viagem. “Nós sabíamos da importância de o nosso PPG marcar uma presença forte, já que temos tantos representantes envolvidos na organização do evento, e fomos atrás de verba de custeio para o ônibus. Estamos viajando com apoio do PPG Entomologia, do Departamento de Entomologia, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, do Centro de Ciências Biológicas e do Centro de Ciências Agrárias.”

Todo o grupo de estudantes apresentará em Uberlândia os trabalhos que vêm realizado em Viçosa, além de assistir às palestras e fóruns previstos nos cinco dias de atividades. “Buscamos incluir o maior número de estudantes possível, e com isso teremos representantes de todos os laboratórios da Entomologia. É uma grande oportunidade para mostrarmos nosso trabalho. Vamos encarar uma viagem de 16 horas, e a expectativa é muito alta! É um evento de nível internacional, com palestras incríveis, atividades diferentes do nosso cotidiano, além de ser um lugar onde a maioria das empresas estará. Assim, a gente consegue fazer a comunicação entre universidade e empresas, o que é tão importante, além de nos aproximarmos de colegas de outras universidades”, diz Gabriela de Paula, representante discente da Entomologia. 

Novidades
Pela primeira vez, o Congresso será realizado em um auditório único, com capacidade para duas mil pessoas. No palco, um telão de 30 metros será dividido em quatro espaços, que apresentarão quatro palestras simultâneas. Ao longo do dia, os participantes, com fone de ouvido, poderão escolher qual das quatro palestras ouvir. À noite, em uma iniciativa inédita, a programação será levada a bares da cidade, com os Entomopubs – bate-papos sobre temas entomológicos. “A gente espera que esse seja um ambiente descontraído para fazermos a popularização da ciência, não só entre os congressistas, mas também com a presença da população em geral. Queremos mais um ambiente de network entre empresas, pesquisadores, produtores rurais e estudantes”, diz o professor do PPG Angelo Pallini, presidente do Congresso. 

Outra novidade da programação é a Arena do Produtor, coordenada pela pesquisadora da Epamig e orientadora do PPG Madelaine Venzon. Pela primeira vez, o espaço contará com a participação efetiva de vários produtores rurais, convidados a dividir com a comunidade suas experiências e resultados recentes. A Entomologia da UFV também estará presente na realização da Corrida Entomológica, que, pela primeira vez, acontece dentro do Congresso. Tradicionalmente realizada em Viçosa sob coordenação do professor Eugênio Oliveira, o evento chama a comunidade para a prática esportiva em meio a ações voltadas para a troca de conhecimento e a divulgação científica. 

O maior esforço da edição 2024, porém, está na proposta inclusiva do evento, tanto no sentido de envolver diferentes temáticas quanto no foco na igualdade de oportunidades para palestrantes homens e mulheres, abrindo mais espaço também para cientistas LGBT e negros. “Sabemos que ainda não é o suficiente, mas estamos focados nessa reparação, tomando esse cuidado em um espaço que majoritariamente foi ocupado até hoje por homens brancos”, diz o doutorando Douglas Ferreira, vice-presidente do Congresso.

Acesse ao site do evento aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *