
O Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFV recebeu o conceito sete na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), quadriênio 2021/2024, divulgada nesta segunda, 12 de janeiro. Esta é a sexta vez consecutiva que o programa recebe nota máxima da coordenação, confirmando a excelência do trabalho realizado por professores e estudantes ao longo das últimas décadas.
A avaliação da CAPES considera, entre outros fatores, a produção científica de orientadores e estudantes e a interação do Programa com a sociedade. “Na minha perspectiva, diversos fatores contribuem para a recorrência”, diz o professor Gustavo Martins, referindo-se à estrutura física da UFV, incluindo laboratórios bem equipados, e os próprios insetos, o grupo de animais mais diverso do planeta. “No entanto, gostaria de destacar o componente humano e profissional da Entomologia. Nosso Programa é peculiar por abrigar, desde sua criação, duas linhas de pesquisa bem definidas, uma voltada às ciências básicas e outra às ciências aplicadas, que coexistem de forma harmoniosa. Isso nos confere grande versatilidade, tanto na atração e formação de talentos oriundos de diferentes áreas quanto na captação de recursos e na produção científica.”
Na ficha de avaliação, o PPG Entomologia obteve conceito “Muito Bom” em todos os itens avaliados (produção, internacionalização, retorno à sociedade, etc.) o que equivale, na prática, à nota máxima. “Esse desempenho evidencia a robustez da composição do Programa e reforça vários aspectos que o diferenciam dos demais. Entre os pontos enfatizados na avaliação, destaca-se a produção científica consistente, com docentes publicando artigos de alto impacto e com elevada participação de discentes e egressos”, destaca Gustavo. A produção científica do Programa e sua relevância, de acordo com as métricas utilizadas, está muito acima da média da área de Ciências Agrárias I.
Outro aspecto importante para a avaliação é o retorno que o Programa oferece à sociedade. “Nossos egressos ocupam posições de destaque como docentes e pesquisadores, tanto em instituições brasileiras quanto no exterior. Temos tradição na formação de professores que formam novos professores, bem como de pesquisadores vinculados a instituições públicas e privadas, muitos dos quais exercem funções de liderança.” A manutenção da nota da Entomologia é importante também porque impacta diretamente na captação de recursos, permitindo a continuidade das pesquisas e demais atividades realizadas.
A avaliação deste quadriênio foi feita em novo formato, com um formulário atualizado para contemplar novas métricas e critérios. “Indicadores de excelência, por si só, não são suficientes se não forem adequadamente sistematizados no relatório. O correto lançamento e organização dos dados são imprescindíveis para que os atributos do Programa sejam plenamente avaliados. De modo geral, contei com a colaboração e a boa vontade do corpo docente, discente e dos egressos no fornecimento de informações essenciais para a elaboração do relatório. Registro, ainda, meu agradecimento especial à Eliane Castro, da Secretaria, pelo apoio no preenchimento do relatório, e à Juliana Alvim (pós-doc PIPD/CAPES), pela contribuição nas análises e na compilação dos dados.”
Foto: Rodrigo Carvalho Gonçalves