VI Simpósio Internacional de Entomologia recebe participantes de 23 estados brasileiros

71535469_2411999788853772_5364872713477292032_n

O Brasil representado de norte a sul. Dos 26 estados brasileiros, 23 estiveram representados no VI Simpósio Internacional de Entomologia. O evento realizado em Viçosa (MG), reuniu 343 simposistas, sendo 180 estudantes de graduação, 113 pós-graduandos, 45 profissionais e cinco acompanhantes. O Simpósio, que começou a ser planejando há mais de um ano e se findou no dia 20 de setembro, proporcionou aos participantes seis dias de uma diversificada programação científica. “Um evento multidisciplinar, com palestras atuais, participantes de várias partes do Brasil, bem como estrangeiros, e uma troca de conhecimento riquíssima, fizeram com que o nosso Simpósio tenha sido mais rico em conhecimento e transferência do mesmo” – descreve a comissão organizadora que, por sua vez, não mediu esforços desde o início, para garantir o sucesso do VI Simpósio.

_MG_3574Foi gratificante recepcionar na UFV, participantes vindos da Ufla, UFPR, UNB, Ifes – Campus Itapina, Ufes – Campus Alegre, Unifemm, UFSJ – Campus Sete Lagoas, USP, Univates, Unesp, Uenf, UniRio, UFS, Faculdade do Futuro – Manhuaçu, UFT, UFMG, UESB, UFRJ, Unip-DF, UFCG, UFRRJ, IFGO, UFRN, além dos alunos da própria instituição, e de profissionais das empresas Corteva, Embrapa e Vale.

Não é tarefa fácil pensar, planejar, modificar e executar um simpósio como este. E mesmo pensando em cada detalhe, contratempos podem surgir. “Imprevistos sempre ocorrem neste tipo de evento, e o nosso empenho em resolvê-los foi visto como ponto positivo pelos participantes. Afinal de contas, o que importa é o quanto os organizadores se esforçam para resolver os imprevistos, sempre pensando no melhor para os participantes/palestrantes. Nós acreditamos que fizemos o possível para agradar a todos”.

71288450_2424457984274619_3594727772364210176_nNinguém constrói nada sozinho, e em todo processo sempre fica o aprendizado. Para a comissão organizadora, o maior deles é: “não devemos desistir diante de situações difíceis, e quando trabalhamos em grupo, podemos chegar muito mais longe! Nós vemos esta última edição como uma atividade muito desafiadora, que no fim, conseguimos colher bons frutos. Passamos por muitos altos e baixos durante a organização do evento. Porém, não desistimos do nosso objetivo, pois além da nossa vontade em fazer o Simpósio dar certo, contamos com o apoio de muitas pessoas que acreditaram no potencial do nosso evento e nos fizeram acreditar em nós mesmos”.

Por isso, o sentimento que fica agora é de gratidão: aos simposistas, palestrantes, patrocinadores, apoiadores, professores, técnicos e estudantes. A todos que doaram o seu tempo, dedicação e trabalho para que o VI Simpósio Internacional de Entomologia fosse concluído com sucesso. A expectativa é que a próxima edição aconteça em 2021, quando outros estudantes da pós terão a oportunidade de aprendizado que a organização de um grande evento proporciona. E a comissão do VI Simpósio já antecipa aos futuros organizadores: “Acreditamos que sempre há algo para melhorar, e quanto mais cedo começar a organização do Simpósio, mais certo será o sucesso final”.

Veja mais alguns momentos do VI Simpósio:

_MG_3587

_MG_3108

One Comment on “VI Simpósio Internacional de Entomologia recebe participantes de 23 estados brasileiros

  1. Feliz de ver o Dr. Eraldo Rodrigues de Lima se esmerando para que o Simpósio Internacional fosse um sucesso. Rodeado de amigos e palestrantes da maior importância para a Entomologia , como sempre Brilhou. Parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>