Uma pitada de educação infantil na Entomologia: os insetos vistos pelas crianças

_DSC0772

Cadê a coroa da rainha? As formigas limpam a sua casa como a gente faz com a nossa! Após vencer, o predador não tem direito à medalha? Essas e outras inquietações foram manifestadas pela turminha que visitou o Departamento de Entomologia no dia 1º de junho. Sob a supervisão da professora Olga Maria de Araújo Soares, um grupo de 17 crianças do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) da UFV explorou as características de diferentes insetos. Larvas, pupas e adultos aguçaram a curiosidade dos visitantes de 3 e 4 anos de idade, que tiveram a oportunidade de ver e nos mostrar os insetos de uma forma diferente.

_DSC0800

Os pequenos visualizaram, observaram, tocaram, refletiram sobre as diferenças e ficaram intrigados com o fato dos insetos estarem mortos nas coleções entomológicas. Ao observarem borboletas e mariposas, frases como estas foram ecoadas: “Por que os animais estão mortos?”. “Elas estão aqui pra gente ver, ué!”. “Onde estão as borboletas vivas? Nós vamos ver elas hoje?”. De acordo com a professora Olga, foram vários momentos de entusiasmo: “Os insetos fazem parte do nosso dia a dia, despertando a curiosidade das crianças. A utilização dos microscópios foi algo que chamou muito a atenção delas: ‘Olha, fica grande demais! Parece um desenho’.” Ao observarem uma barata d’água se alimentando de um peixe, as crianças vibraram com a vitória do inseto predador: “Ela venceu, é campeã! Então, cadê a medalha dela?”. Também ficaram maravilhadas ao ver o macho desse inseto aquático carregar os ovos nas costas. No Insetário, ao saberem um pouco mais sobre o formigueiro, alimentação das formigas e organização da colônia, a turminha ficou surpresa com o fato das formigas “colocarem o lixo para fora da casa delas, como a gente faz na nossa casa”.  Outras quiseram saber se, afinal de contas, a rainha tem ou não uma coroa?

A professora do LDI avalia que “visitas como essa são de grande importância para as crianças, pois elas têm a oportunidade de investigar, levantar e confrontar hipóteses, trocar ideias e conhecimentos e experimentar de forma prazerosa, assim como ocorre no próprio LDI. Todos os profissionais envolvidos na visita respeitaram os conhecimentos prévios das crianças, acrescentando informações e conhecimentos novos a partir da ação das próprias crianças, aguçando a curiosidade delas. Ressalto a relevância da parceria entre o Laboratório de Desenvolvimento Infantil e o Departamento de Entomologia, ajustando os conhecimentos científico-acadêmicos à educação infantil”.

A visita dos pequenos à Entomologia fez parte do projeto Conhecendo a UFV, cujo objetivo é propiciar que as crianças conheçam a instituição e se reconheçam como parte integrante da mesma.  A professora Olga destaca que os projetos desenvolvidos no LDI contam sempre com a parceria das famílias: “Para que acontecesse esta visita tivemos a colaboração do professor do Departamento de Entomologia e pai de uma criança da nossa turma, Eliseu José Guedes Pereira. Além disso, observamos que as crianças têm muita curiosidade pelos insetos, que de forma direta ou indireta, fazem parte do seu dia a dia. Dessa forma, consideramos importante que elas tenham a oportunidade de construir conhecimentos acerca de suas curiosidades. Nesse sentido, aproveitamos a oportunidade e planejamos a excursão. Foi possível perceber o quanto as crianças aprenderam sobre os insetos, levantando vários questionamentos aos profissionais da área e construindo diversos conhecimentos acerca da temática”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>