Simon Elliot ministra aula inaugural a alunos de Biomedicina na UFRJ

O professor Simon Elliot, do Programa de Pós-Graduação em Entomologia, ministrou na última quarta-feira, dia 24 de março, a aula inaugural da disciplina Biologia Parasitária, oferecida a alunos da graduação em Biomedicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Simon e o professor Carlos E. Winter, da Universidade de São Paulo (USP), foram convidados pelo titular da disciplina, professor Pedro Lagerblad de Oliveira.

A intenção, segundo Pedro, é oferecer aos cerca de 50 alunos um ponto de vista diferente daquele ao qual estão acostumados. “Achei que seria interessante ouvir sobre a interação inseto, planta e microorganismos, de uma pessoa com esse background e que também passeia por um vetor de animal porque, na biomedicina, os alunos são muito influenciados pela visão médica, falamos muito da doença humana, mas planta também pega doença, inseto também. É importante entender que o cara que você chama de causador da doença não é um acidente, ele tem uma vida própria, uma história natural e um longo caminho evolutivo.”

Simon iniciou sua fala abordando temas gerais presentes no seu trabalho, como simbiose, parasitismo, mutualismo, transmissão e virulência, apresentando aos ouvintes questionamentos fora da biomedicina. “Isso nos ajuda a ter ideias novas, fundamental quando estamos fazendo ciência. Foi interessante porque as perguntas eram boas, e diferentes daquelas que ouço na nossa realidade da Entomologia. Percebi que eles caem em algumas armadilhas que nossos estudantes não caem, e vice-versa”, conta.

O professor Pedro destacou a oportunidade do “intercâmbio” online, reforçando os benefícios da troca de conhecimento, “Especialmente nas universidades públicas que têm pesquisa, onde o professor desenvolve um trabalho criador, é excelente quando a gente tem a oportunidade de trocar e, assim, trazer uma visão que não está dentro de um livro-texto, é uma visão que o sujeito tem a partir do embate direto dele com a natureza como um investigador. Isso introduz reflexões e acrescenta muito.”