Série de livros promove entomologia brasileira em todo o mundo

O professor Simon Elliot, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Entomologia, é o editor da série de livros Entomology in Focus, publicada pela editora Springer, em convênio com a Sociedade Entomológica do Brasil (SEB). A proposta é oferecer textos de referência, incluindo dados atualizados, opinião dos autores e sugestões para futuras pesquisas. 

To read in English, click here.

“Mais do que fazer uma série de livros, queremos também promover a entomologia brasileira, que é muito forte. A ideia é que os livros publicados virem referência no campo. O autor, as instituições dele e o país passam a ser mais conhecidos naquela área”, diz Simon. Além dele, os professores Eugenio Oliveira, também vinculado ao PPGEnt, Adam Hart, da University of Gloucestershire (UK), e Ken Wilson, da Lancaster University (UK), compõem o corpo editorial. 

A mais recente publicação da série é “Triatominae – The Biology of Chagas Disease Vectors”, com edição da brasileira Alessandra Guarneri e do argentino (radicado no Brasil) Marcelo Lorenzo e textos de diversos autores do Brasil, da Argentina, do Uruguai, do Canadá, dos Estados Unidos, da França e da Alemanha. “Acho que esse livro é um marco para as nossas carreiras, um trabalho importante e que nos coloca definitivamente no cenário científico mundial. Isso me traz uma alegria imensa, porque acho que o desejo de todo cientista é fazer um bom trabalho e ser reconhecido e respeitado pelos seus pares”, diz Alessandra, que é pesquisadora da Fiocruz e, junto com Marcelo, contribui constantemente com o PPGEnt, em seminários e bancas de mestrado e doutorado. 

O convite para publicar na Entomology in Focus, conta Alessandra, veio do professor Simon, com quem ela já publicou importantes trabalhos, com destaque para o artigo Trypanosoma cruzi, Etiological Agent of Chagas Disease, Is Virulent to Its Triatomine Vector Rhodnius prolixus in a Temperature-Dependent Manner”, na Plos Neglected Tropical Diseases. “Tivemos muito trabalho para o artigo ser aceito porque foi uma mudança de paradigma, já que o T. cruzi tinha sido historicamente considerado como não patogênico ao inseto. Depois desse artigo, vários outros têm sido publicados mostrando resultados que reforçam o nosso achado”. 

No livro publicado pela Springer, Alessandra aborda o grupo dos triatomíneos, em 20 capítulos com temas como taxonomia, ecologia, fisiologia, interação com parasitos, controle, resistência a inseticida, dentre outros. “A ideia era reunirmos os saberes de diferentes especialistas em um livro interessante e relevante para quem trabalha ou tem interesse no tema.  O livro, fazendo parte de uma série mais geral de entomologia, vai certamente ter um alcance ainda maior, chegando num público que não é voltado para a área da saúde, das doenças negligenciadas”. 

“Não havia até agora um livro de referência sobre barbeiros”, destaca Simon. “E além da importância médica, esta é uma história importante na biologia, porque o primeiro hormônio foi descoberto em barbeiros. Eles têm um papel muito relevante como organismos modelo, especialmente na fisiologia, endocrinologia,e como é um inseto neotropical, é importante um livro escrito por autores dos neotrópicos, na região onde ocorre.” 

Os livros da série Entomology in Focus estão disponíveis neste link, onde os entomologistas também encontram as orientações para propor uma publicação.

Foto: Zezinho68, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *