Samuel Santos e Lorene Reis são os representantes discentes em 2023

Os estudantes Samuel Júlio Lima dos Santos (efetivo) e Lorene Carla dos Reis (suplente) são os novos representantes discentes junto à Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Entomologia. A dupla vai desempenhar suas funções a partir de janeiro, durante todo o ano de 2023. É a primeira vez que os alunos do programa elegem para a representação uma chapa formada exclusivamente por estudantes negros. 

“A nossa chapa, composta não só por negros, mas também por um homem gay e por uma mulher, reflete o momento atual que estamos vivendo, em termos de inclusão, e, agora, o nosso trabalho é fazer o máximo para que o todo o Programa sinta essa mesma energia. A gente sabe que vai ser um trabalho difícil, árduo, mas entendemos o papel que a gente exerce como representantes discentes, e sem dúvida, esse é o nosso momento, vamos realizar muitas coisas”, diz o doutorando Samuel, orientando do professor Simon Elliot

O bem-estar dos mestrandos e doutorandos – especialmente daqueles pertencentes a grupos minoritários -, e uma melhor integração entre eles e entre seus laboratórios são os principais pontos de atenção da dupla neste ano que se inicia. “A primeira coisa que a gente tem em mente é aumentar o bem-estar dos estudantes que se encaixam em grupos minoritários (mulheres, pessoas pretas e pardas, comunidade LGBTQIA+, indígenas e estrangeiros). Para isso, a gente pensa em trazer palestras, histórias de pesquisadores com esse perfil, e aprimorar a plataforma de egressos do programa”, explica Samuel. 

“Nós queremos promover a integração entre os laboratórios, entre os pesquisadores, que é algo que sentimos que falta no Programa. A ideia é fazer com que a gente conheça o que está sendo realizado pelos colegas, para que possamos inclusive contribuir mais uns com os outros e, consequentemente, aumentar a sensação de pertencimento ao grupo. Assim, fortalecemos a identidade da Entomologia e, consequentemente, nosso potencial”, aposta Lorene, que também é orientada pelo professor Simon.

Foto: Rodrigo Carvalho Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *