Saiba como é o processo seletivo para ingressar no programa de Pós-Graduação em Entomologia

Como_Ingressar

O processo seletivo para a Pós-Graduação em Entomologia da UFV acontece duas vezes por ano. O número de estudantes que ingressam varia de acordo com a disponibilidade de bolsas de estudos concedidas por agências financiadoras, como Capes, CNPq e Fapemig. Para ingressar no mestrado, a seleção compreende: análise de currículo e prova discursiva. Para o doutorado, além dessas etapas, os estudantes passam por uma arguição oral.

A estudante Aline Rafaela Moura Garcia acabou de ser aprovada para o doutorado e revela a sua visão sobre o processo seletivo. Aline afirma que a prova discursiva é interdisciplinar. A partir da leitura de um artigo científico em inglês, o candidato deve demonstrar capacidade de formular um projeto, respondendo às questões. Nas respostas o candidato deve fazer a relação entre o tema do artigo com outros campos da Entomologia.

No que se refere à arguição oral, Aline a considera “bem informal”. Uma banca, normalmente, constituída por quatro integrantes – três professores e um estudante da pós-graduação, faz perguntas relacionadas à área de Entomologia, ciência geral e sobre o plano de pesquisa do candidato. É interessante que o estudante esteja preparado para responder as perguntas noutro idioma, pois a banca pode fazê-las em inglês e pedir que o candidato responda no mesmo idioma ou em outro que domine. Mas isso pode variar de uma seleção para outra.

Para Aline, três elementos são fundamentais para que um candidato se saia bem tanto na prova, quanto durante o curso de pós-graduação: hábito de leitura de artigos científicos, domínio da língua inglesa e noções básicas de Estatística. Aline aponta essas características baseada na sua própria experiência. Antes do doutorado, Aline fazia mestrado em Entomologia, também na UFV. Ela conta que na primeira vez que prestou a prova para o mestrado não obteve sucesso, sobretudo, devido ao seu inglês.

Mas a reprovação no processo seletivo não a desanimou, e Aline decidiu sair do estado do Pará, onde morava, e veio para Viçosa cursar duas disciplinas como estudante não vinculada. Isso sem nenhum tipo de bolsa ou qualquer outro benefício. Aline afirma que só tomou essa decisão pela receptividade que obteve quando fez seu primeiro contato com o programa de pós-graduação.

Quando decidiu fazer mestrado Aline pesquisou sobre programas que atendiam ao seu interesse, e se identificou com a linha de pesquisa Interações Inseto-Microorganismo, do professor Simon Elliot. Aline fez contato com o professor Simon que a incentivou a participar do processo seletivo e se dispôs a ser seu orientador caso passasse na seleção.

Apesar de não ter sido aprovada naquela ocasião, Aline pôde contar com o auxílio do professor Simon, que não apenas a apoiou a vir para Viçosa como estudante não vinculada, como a acolheu em seu laboratório juntamente com os seus orientandos.

Aline afirma que a vivência no Laboratório de Interações Inseto-Microorganismo foi determinante para que ela viesse a ser aprovada no mestrado um semestre depois. A leitura e discussão de artigos científicos passaram a fazer parte da rotina de Aline. Além de facilitar a compreensão e análise de dados, o constante contato com textos em inglês, aperfeiçoou o seu idioma.

Para possíveis candidatos, Aline alerta que é preciso saber o que realmente deseja e estabelecer contato com o professor da área de interesse. E conclui: “o processo seletivo exige preparação e um olhar mais abrangente sobre diferentes temas. Quem não se prepara não passa”.

Vale lembrar que além do processo seletivo, existem outras formas de ingressar no programa de pós-graduação em Entomologia. Contudo, todos os estudantes devem ter apoio financeiro, que em geral é uma bolsa de estudos. Estudantes com apoio financeiro externo ao programa não precisam passar pelo processo de seleção. No entanto, seu pedido deve ser aprovado por um dos docentes do programa, que deverá ser seu futuro orientador.

6 Comments on “Saiba como é o processo seletivo para ingressar no programa de Pós-Graduação em Entomologia

  1. Queria saber as bibliografias sugeridas para o processo seletivo do mestrado em entomologia.

  2. Hola necesito saber cuales son las lineas de investigación que se manejan en el mestrado en Entomología.

  3. Olá, gostaria de saber como faço para cursar disciplinas no Programa de Mestrado em Entomologia como estudante não vinculado. Obrigada

    • Olá, Jéssica. De acordo com o calendário da pós-graduação de 04 a 22/01/2016 será o período para entrega, nos departamentos, de pedidos de inscrição em disciplinas, como estudante não vinculado, para o primeiro semestre letivo de 2016. Solicitações de estudantes vinculados a outras instituições no país ou no exterior poderão ser enviadas em fluxo contínuo e serão avaliadas individualmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>