Retiro acadêmico proporciona experiência inovadora a estudantes e professores

Uma experiência diferente, cujo objetivo foi fortalecer a comunicação e a troca de experiências entre grupos de pesquisa, compartilhando de forma descontraída, estudos em andamento, resultados obtidos e projetos futuros. A inspiração veio da Alemanha e a inciativa foi colocada em prática no Campus da UFV, em Florestal (MG), onde a equipe do Laboratório de Fisiologia e Neurobiologia de Invertebrados, do Campus Viçosa, e o Grupo de Entomologia/Controle Biológico, do Campus Florestal, realizaram um retiro acadêmico. De 8 a 10 de outubro, 26 participantes, entre estudantes de graduação e pós, pós-doutorandos e professores, promoveram ciclos de palestras, discussões abertas, visitas ao Campus e confraternizações.

Proposto pelo professor Eugenio Eduardo de Oliveira, que já havia participado de eventos similares durante o seu doutorado na Alemanha, o retiro acadêmico renovou os ânimos da equipe do Laboratório de Fisiologia e Neurobiologia de Invertebrados. A estudante de Agronomia Sarah Miranda, bolsista de iniciação científica, destaca: “Nos juntamos ao time do professor Lessando e durante três dias tivemos apresentações sobre os trabalhos desenvolvidos em cada laboratório. Ao fim de um dia, preparamos uma noite de massas e no outro, um churrasco. Esses dias aproximaram os membros do laboratório e fizeram com que conhecêssemos os trabalhos realizados nos diferentes grupos. Foi muito proveitoso e enriquecedor. Todos nós voltamos com as energias renovadas e animados para continuar nossos trabalhos”.

Retiro Acadêmico 1

Criatividade

Organizador do evento junto com o professor Eugenio, o professor Lessando Moreira Gontijo destaca que promover iniciativas como o retiro acadêmico estimulam a criatividade dos participantes: “A comunicação e a troca de experiências nesses eventos contribuem muito para a capacitação profissional dos futuros pesquisadores. Sempre se aprende algo novo, e novas ideias para projetos futuros também vêm à tona nesses momentos”.

PhD em Entomologia pela Washington State University, o professor Lessando conta que durante o seu doutorado também participou de inciativas descontraídas de promoção da ciência. “Nos Estados Unidos, todos os membros do laboratório sempre iam a um pub/restaurante durante uma tarde inteira no início da primavera para apresentar e discutir os desenhos experimentais que seriam executados no verão” – relembra.

Interação

No Brasil, iniciativas que aliem ciência e descontração ainda são pouco comuns. A doutoranda em Entomologia Karla Daiana dos Santos Ferreira, por exemplo, nunca havia participado de um retiro acadêmico e se surpreendeu com a iniciativa: “Até então desconhecia a existência e probabilidade de se realizar algo similar, onde deixamos todas as atividades diárias de laboratório e pesquisa e, de maneira bem informal e descontraída, compartilhamos nossos estudos, resultados e planos futuros, criando possibilidade para uma maior interação e troca de conhecimentos entre grupos de pesquisa”.

Além da descoberta dessa forma inovadora de se fazer pesquisa, participar do retiro acadêmico foi um desafio para Karla, que acabara de retomar às atividades do doutorado após período de licença maternidade. Mas ela garante que valeu a pena o sacrifício de passar três dias longe da sua filha. “Enquanto estudante de pós-graduação, foi muito produtivo participar desse evento pela ampliação do conhecimento e por expor meus trabalhos executados até o momento, e acolher críticas construtivas que podem trazer progressos à minha tese. Ressalto ainda que foi muito motivador retomar minhas atividades acadêmicas, após a licença maternidade, e participar desse evento com a presença de antigos e novos colegas, onde pude ter um maior conhecimento dos demais projetos que são executados no laboratório e ver o engajamento e espírito de equipe de todos que se mostraram dispostos a viajar, compartilhar conhecimento e fazer desse evento uma experiência produtiva. Acredito que, como foi para mim, mesmo com a limitação de estar longe da minha bebê, o retiro acadêmico superou as expectativas de todos. Foi um sucesso”.

Comments are closed.