Representantes discentes desempenham papel fundamental na pós-graduação

Na próxima semana, os estudantes do PPG em Entomologia vão eleger seus novos representantes na Comissão Coordenadora, aqueles que vão participar das discussões e decisões de interesse de todos os pós-graduandos. As inscrições de candidatos vão até o dia 12. Mas por que se candidatar à representação discente? “Para tentar aproximar os alunos e mantê-los informados das principais burocracias que temos que enfrentar desde a matrícula até a defesa, uma vez que os estudantes oriundos de outras instituições podem ficar perdidos quando ingressam numa nova instituição. Além disso, o treinamento de integrar a equipe de coordenação de um programa de pós-graduação vai além da formação comum. Com certeza traz muito amadurecimento profissional para nós discentes” – quem afirma são os atuais representantes, os doutorandos José Augusto Roxinol e Wilson Rodrigues Valbon.

Ambos cursaram a graduação na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e vieram fazer mestrado em Entomologia, na UFV. Assim, eles decidiram auxiliar outros estudantes que também chegam à Viçosa (MG) para a pós-graduação. De acordo com os doutorandos, eles sempre procuraram ouvir a opinião dos outros alunos em decisões importantes. “Ouvir dúvidas e questionamentos dos alunos e passar essas informações para os demais membros da coordenação é fundamental para o bom funcionamento da representação discente. As nossas ações foram sempre tomadas perante muito diálogo e cooperação”. Dentre as realizações, eles destacam a avaliação de disciplinas: “Uma ação importante, que ainda está em andamento, é a avaliação das disciplinas da Entomologia, feita pelos discentes, com o intuito de melhorar ainda mais a qualidade das disciplinas do programa”.

Gerir melhor o tempo certamente é um dos aprendizados que a representação discente proporciona: “Acreditamos que o principal desafio é a gestão de tempo. É desafiador manter as tarefas de doutorandos enquanto mantínhamos os alunos informados, os ouvíamos e partilhávamos as situações com os demais coordenadores. O PPG em Entomologia possui orientadores e alunos em outros departamentos e em áreas bem heterogêneas. Assim, são escassas as oportunidades de conhecermos todos nos corredores do Departamento de Entomologia. Tentamos fazer o melhor para que as informações fossem bem dialogadas”.

A representação discente é composta por um membro efetivo e um suplente, eleitos para um mandato de um ano. Prestes a encerrarem o seu mandato, José Augusto e Wilson avaliam que “no futuro, talvez tenhamos que tomar decisões parecidas em nossa vida profissional. Entender como se portar em situações como o processo de seleção, discussão de regimento, manejo de recursos públicos e coordenação de pessoal, com certeza é altamente valioso para nós”.

Para os doutorandos que também desejam passar por essa experiência, a hora é agora. Montem a sua chapa e inscrevam-se por e-mail, até o dia 12.  No Edital de Convocação constam todas as informações sobre a eleição. A votação para a escolha dos novos representantes vai acontecer no dia 14 de dezembro (quinta-feira), às 17h, no auditório do Bioagro. Participe!