Representação discente aproxima alunos e professores

Os doutorandos Vinícius de Abreu D’Ávila e Fábio de Assis Pinto são os representantes dos estudantes na Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Entomologia. A dupla, que iniciou a representação neste ano,  acredita que o seu principal papel é “aproximar docentes e estudantes”.

A Comissão Coordenadora se reúne sempre que preciso para discutir e decidir sobre assuntos relacionados ao Programa. Nas discussões, ambos representantes discentes têm direito à voz. Contudo, apenas o titular tem direito a voto. Fábio é o representante titular, mas ele destaca que todos os posicionamentos são decididos em comum acordo com Vinícius, o seu suplente.

Além dos estudantes, a coordenação conta com quatro professores, todos com direito a voto. Vinícius ressalta que os membros da comissão têm pensamentos distintos e em muitas vezes, o voto dos estudantes pode ser decisivo. Nos poucos meses de atuação, a dupla discente já participou de importantes decisões, inclusive, onde as questões que defendiam foram aprovadas. Uma delas foi relativa às mudanças no processo seletivo. Na atual seleção para o mestrado, a prova escrita não é mais eliminatória e possui o dobro do peso do currículo.

Segundo os estudantes,  eles discutem e tomam as decisões com base na própria experiência que vêm vivenciando no Programa. Ambos vieram de outras universidades e encontraram dificuldades quando chegaram à UFV para a pós-graduação. Fábio cursou Ciências Biológicas na Universidade de Taubaté e veio para Viçosa quando ingressou no mestrado em Entomologia. Vinícius formou-se em Agronomia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e fez mestrado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

As dificuldades enfrentadas são comuns a todos que chegam à cidade. Por isso, no início deste período, os representantes se empenharam para receber os novos alunos da Entomologia. Eles buscaram auxiliar em questões básicas, relacionadas à matrícula, disciplinas, orientadores, linhas de pesquisa, utilização do Sapiens e PVA Net, onde fazer a carteirinha de estudante, e até mesmo sobre onde morar. A assistência foi dada a todos os estudantes recém-chegados, com atenção especial  aos estrangeiros, que além de dúvidas comuns, no início ainda têm que superar a barreira do idioma.

A representação discente cumpre um mandato de dois anos. Mas a dupla pretende propor que o mandato seja de um ano para incentivar a rotatividade da representação, permitindo que outras pessoas também participem. Fábio avalia que participar dos processos decisórios do Programa  é uma ótima oportunidade de desenvolvimento para os estudantes, já  que todos estão se preparando para entrar no mercado de trabalho.

Buscando estabelecer um canal de comunicação direto com os demais estudantes, os representantes criaram o e-mail discentes.entomologia@gmail.com. Em caso de dúvidas, reclamações e sugestões,  envie uma mensagem. Fábio e Vinícius acreditam que essa interação é fundamental para que possam exercer um mandato cada vez mais democrático.