Quatro pesquisadores da Entomologia integram Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia

Quatro orientadores do Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFV participam como pesquisadores do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT).  Os professores Eliseu José Guedes Pereira, Maria Goreti de Almeida Oliveira e Raul Narciso Carvalho Guedes são pesquisadores participantes do INCT em Interações Planta-Praga. Já o professor Eraldo Rodrigues de Lima participa do INCT Semioquímicos na Agricultura. O Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia tem como objetivo fomentar projetos de excelência articulados em nível nacional.

Os INCTs são formados por uma instituição sede e por um conjunto de laboratórios ou grupos associados de outras instituições, constituindo redes científico-tecnológicas.  Para que uma instituição seja sede de um INCT ela deve ter competência em determinada área, alta qualificação na formação de recursos humanos e capacidade de alavancar recursos de outras fontes.

A UFV é a instituição sede do INCT em Interações Planta-Praga. O Instituto está sediado no Bioagro, sob a coordenação da professora Elizabeth Pacheco Batista Fontes.

Os orientadores da Entomologia, Eliseu, Maria Goreti e Raul, integram um grupo de 30 pesquisadores, oriundos de cinco estados brasileiros. Além da UFV, as seguintes instituições participam do INCT em Interações Planta-Praga: Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen), Embrapa Hortaliças (CNPH), Universidade de Brasília (UNB), Embrapa Arroz e Feijão (CNPAF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

O INCT em Interações Planta-Praga foi estruturado para atender à necessidade de se avançar o conhecimento científico sobre as bases moleculares e funcionais das interações entre plantas e pragas relevantes para a agricultura brasileira. O Instituto visa também intensificar colaborações multidisciplinares e multi-institucionais que contribuam para uma melhor adequação de procedimentos para coleta de dados da maneira mais eficiente possível.

De acordo com o professor Raul, a participação em um INCT é estrategicamente importante. Com os recursos disponibilizados é possível adquirir equipamentos e melhorar a infraestrutura dos laboratórios. Ele conta que com os recursos aprovados no edital lançado em 2008, foram investidos 700 mil reais na construção do anexo ao prédio do Bioagro, onde está sediado o laboratório do professor Eliseu. O professor Raul destaca que a ampliação laboratorial libera espaço para outros pesquisadores.

O INCT Semioquímicos na Agricultura, do qual o professor da Entomologia Eraldo Rodrigues de Lima participa, tem como instituição sede a Esalq/USP. Além da USP e da UFV, também participam deste INCT a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

O INCT Semioquímicos na Agricultura tem a missão de diminuir a dependência externa, desenvolvendo bases tecnológicas para a identificação, síntese e uso de semioquímicos (insetos e plantas) na agricultura brasileira, contribuindo para o equilíbrio regional desta área no Brasil, com ênfase à formação de recursos humanos e de jovens pesquisadores.

Atualmente, são 126 INCTs de diversas áreas espalhados por todo o Brasil. O Programa foi lançado em 2008 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do CNPq, em parceria com as fundações de amparo à pesquisa dos estados. A previsão é de que ainda no início deste ano, o MCTI divulgue novo edital dos INCTs, visando à renovação e à formação de novos institutos que desenvolvam pesquisas em áreas consideradas estratégicas para o país, como: Biotecnologia, Nanotecnologia, Tecnologias da Informação e Comunicação, Saúde, Biocombustíveis, Energia Elétrica, Hidrogênio e Fontes Renováveis de Energia, Petróleo, Gás e Carvão Mineral, Agronegócio, Biodiversidade e Recursos Naturais, Amazônia, Semi-Árido, Mudanças Climáticas, Programa Espacial, Programa Nuclear, Defesa Nacional, Segurança Pública, Educação, Mar e Antártica e Inclusão Social.