A nova orientadora do PPG em Entomologia Maria Augusta Lima Siqueira acaba de aprovar um projeto com financiamento da The Rufford Foundation, uma instituição do Reino Unido que financia pesquisas na área de biologia da conservação. O projeto Attractiveness and combined toxicity of pesticides to wild bees: subsidies for pollinator conservation busca “levantar informações sobre as consequências da exposição de abelhas silvestres a agroquímicos muito usados no Brasil. Pretendemos entender quais são os efeitos dessa exposição em campo sobre toda a colônia e não somente sobre as abelhas, geralmente testadas de forma individual” – descreve a coordenadora do projeto.

A pesquisadora brasileira explica que será estudada “a toxicidade de dois agroquímicos muito usados no país à abelha Plebeia lucii, gerando informações que subsidiem estratégias conservacionistas para abelhas sem ferrão, em geral, e para essa espécie, em particular. De forma inédita, serão feitos estudos toxicológicos com abelhas sem ferrão, onde as abelhas serão expostas a mais de um produto em casas de vegetação. Assim, poderemos avaliar, de forma mais realista que ensaios laboratoriais, como a aplicação de pesticidas pode prejudicar colônias de abelhas silvestres. Verificaremos também se essas abelhas se alimentam das soluções contaminadas em situações de escolha, ou seja, se soluções contaminadas repelem, ou não, os insetos em campo”.

Com um financiamento no valor de 5900 libras, cerca de 30 mil reais, o projeto terá duração de 12 meses, com término previsto para março/2021. O projeto conta também com financiamento do Funbio (Fundo Nacional para Conservação da Biodiversidade) e do Instituto Humanize, por meio do Programa Bolsas Funbio – Conservando o Futuro 2019, com aporte de cerca de 20 mil reais.

Com a coordenação da professora Maria Augusta Lima Siqueira (Departamento de Biologia Animal/UFV), o projeto conta ainda com a participação do professor Lucio Antonio de Oliveira Campos (Departamento de Biologia Geral/UFV), da estudante Lívia Maria Negrini Ferreira (PPG em Ecologia da UFV) e do professor Michael Hrncir (Departamento de Fisiologia/USP). O projeto contará também com o apoio do doutorando em Entomologia Rodrigo Cupertino Bernardes, que auxiliará nas análises dos dados, no processamento de imagens e no delineamento experimental.

One Comment on “Projeto de pesquisa sobre toxicidade de agroquímicos a abelhas sem ferrão obtém financiamento internacional