Programa de Pós-Graduação em Entomologia se consolida na formação de recursos humanos e publicação científica

O programa de Pós-Graduação em Entomologia completará 30 anos em 2014. E ao longo do tempo vem expandindo suas atividades acadêmicas e científicas, se consolidando cada vez mais na formação de recursos humanos e nas publicações.

Criado em 1984, o programa era vinculado ao Departamento de Biologia Animal. A princípio, oferecia apenas mestrado. O doutorado teve início em 1996. E, em 2011, o programa passou a ter sua base estabelecida no recém-criado Departamento de Entomologia.

O programa atua em diversas áreas: Entomologia Agrícola, Entomologia Médica, Ecotoxicologia de inseticidas, Ecologia, Morfologia, Fisiologia, Comportamento, Evolução, Taxonomia, Bioquímica, Fisiologia e Patologia de insetos.

Atualmente, 110 estudantes estão vinculados ao programa, sendo que 67 estão matriculados no doutorado e 43 no mestrado. Todos os estudantes têm apoio financeiro. Além das agências de fomento como Capes, CNPq e Fapemig que financiam a maior parte das bolsas de estudos, ocorre também o apoio financeiro de outras instituições e empresas nacionais e internacionais. Esse apoio é fundamental, pois amplia a capacidade para receber novos alunos e conduzir pesquisas. O programa ainda recebe constantemente visitantes estrangeiros, que são custeados com seus próprios recursos.

O corpo docente do programa é composto por 24 membros, sendo 23 professores oriundos de diversos departamentos da UFV – Entomologia, Biologia Animal, Biologia Geral, Bioquímica e Engenharia Agrícola; e um pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Todos os docentes possuem doutorado e metade destes, pós-doutorado.

A pós-graduação em Entomologia da UFV é conceito 7 na Capes. O programa obteve nota máxima nas duas últimas avaliações trienais, em 2007 e 2010. E num processo contínuo de expansão, o programa hoje oferece também pós-doutorado. Com isso, passou a receber doutores de outras instituições nacionais e estrangeiras, bem como alunos para doutorado sanduíche e intercâmbio.