Professor Raul Narciso Guedes recebe prêmio da Kansas State University em reconhecimento pela carreira que construiu

O Departamento de Entomologia da Kansas State University conferiu ao professor Raul Narciso Guedes, o “Alumnus Distinguished Award”, prêmio anual que o departamento entrega a um ex-aluno que conseguiu construir uma carreia de sucesso. O agraciado deste ano foi o professor Raul, que recebeu o título de doutor pela Kansas State University em 1997.

O tradicional Departamento de Entomologia da Kansas State University, com mais de 100 anos de existência, assim apresentou o egresso agraciado em 2013: “Dr. Guedes tem tido uma carreira de sucesso na Universidade Federal de Viçosa, uma das melhores universidades do Brasil na parte de agricultura. Ele tem construído uma forte reputação internacional em pesquisas com interações artrópodes-pesticidas, pragas de produtos armazenados, comunicação em insetos e ecofisiologia de artrópodes. É autor de 133 artigos e 12 capítulos de livros. Ele orientou 11 estudantes de doutorado e 18 de mestrado, e atualmente está orientando três de doutorado e quatro de mestrado. Ele também está orientando dois pesquisadores no pós-doutorado, além de ter co-orientado outros seis anteriormente. Ele também é diretor científico da Fundação Arthur Bernardes (Fundação de Pesquisa da Universidade Federal de Viçosa) e é membro da Royal Entomological Society.”.

Com a simplicidade que lhe é característica, o professor Raul afirma que soa estranho falar em prêmio. Ele prefere dizer que foi um reconhecimento. “Os americanos tendem a valorizar e a reconhecer as pessoas” – afirma. Para ele, tudo isso soa “caseiro”, por ter sido agraciado entre pessoas que conhece de longa data. Muitos, mesmo não estando mais na Kansas State University, foram prestigiar o reconhecimento conferido ao amigo.

A cerimônia de entrega do “Alumnus Distinguished Award” foi realizada no dia 7 de novembro, nos Estados Unidos. Após a premiação, o professor Raul apresentou um seminário, que deveria ser “instrutivo e curioso”. “Insecticides in insects: Too Much of a Good Thing ….?” foi o título da sua apresentação. Ainda que já tenha morado no exterior, ele afirma que não se sente muito à vontade em fazer uma apresentação em outro idioma. E, felizmente, o ambiente no qual ministrou o seminário na Kansas State University, assim como ele, foi bem informal, tornando a apresentação menos desconfortável.

Na verdade, as apresentações desde o início da sua carreira foram um desafio. Sorrindo, ele conta que “o seminário de conclusão da graduação foi sacrificante”. Agora, com mais de 20 anos de docência, muitas palestras e seminários no currículo, a timidez é menor. Questionado sobre a construção de uma carreira de sucesso, ele afirma que não é intencional, as coisas vão acontecendo. Mas gostar do que se faz é fundamental e resume: “tem que ser gostoso”.

O vídeo da apresentação do professor Raul foi transmitido pelo site da Kansas State University e encontra-se disponível para aqueles que não tiveram a oportunidade de assistir em tempo real. Veja .