Professor Raul é novo editor-chefe do Journal of Stored Products Research

O professor Raul Narciso Carvalho Guedes assumiu o cargo de editor-chefe, como representante das Américas, do Journal of Stored Products Research. Ele compõe o time de editores-chefes da publicação, ao lado do pesquisador Christos Athanassiou, da University of Thessaly (Grécia) – representante da Europa/África, e do Dr. lgreg Daglish, do Department of Primary Industries de Queensland (Austrália) – representante da Ásia/Oceania. O orientador do PPG em Entomologia da UFV ocupou o posto até então ocupado pelo Dr. Frank Arthur, do United States Department of Agriculture (USDA), que era o representante das Américas. Contribuindo com vários periódicos, esta é a primeira vez que o professor Raul assume a editoria chefe de uma publicação científica.

De acordo com o professor da Entomologia, a escolha de um editor-chefe “se baseia fundamentalmente na sua produção científica e na sua atuação como revisor de periódico. Depois de se certificarem das boas recomendações sobre a pessoa, eventualmente se aproximam e fazem o convite. De uma forma ou de outra, somos sempre observados e avaliados pessoal e cientificamente. Como a diversidade de participação, inclusive geográfica, é muito estimulada, a origem e atuação no Brasil costuma chamar atenção. Eu me beneficiei disso com certeza”.

Fundado há 79 anos, o Journal of Stored Products Research (JSPR) é um periódico focado no ambiente de armazenamento de alimentos, com ampla cobertura. Entretanto, o pesquisador brasileiro destaca o fato de “o maior volume de trabalhos submetido e publicado nele ser historicamente sobre Entomologia de Produtos Armazenados em seus vários aspectos. O viés é aplicado, mas o escopo é suficientemente amplo de forma a possibilitar contribuições bem fundamentais, desde que com perspectivas de aplicação futura. Persiste sendo muito respeitado na sua área de foco desde a sua fundação”.

O orientador do PPG em Entomologia possui uma longa história de contribuição com o periódico, atuando como membro do seu corpo editorial desde 2011. “Eu conhecia e revisava muito material para o antigo editor-chefe do JSPR, o Dr. Peter Credland, do Royal Holloway College, quando a produção e editoração dele ainda era centrada na Inglaterra. Tínhamos alguns interesses comuns e mantivemos contato casual desde minha estadia em Leicester (Inglaterra), entre 2001 e 2002. Depois, com a integração de um colega americano na editoração do periódico, o Dr. Frank Arthur, com quem também trabalhei e interajo, o envolvimento aumentou ainda mais. Assim, tão logo surgiu a necessidade de membros para integrar o comitê editorial, me chamaram. Acho que gostaram da minha participação, e com a aposentadoria do Peter e a reformulação da editoria com a composição de três editores-chefes de regiões diferentes, tentaram me recrutar para uma destas posições em 2015. Na oportunidade eu recusei, pois havia acabado de aceitar convite para integrar a editoria executiva do periódico Pest Management Science. Contudo, com a aposentadoria do Frank e por convite direto dele, e até pela falta de alternativas no contexto das Américas, não tive como recusar o segundo convite para integrar o corpo de editores-chefes do JSPR”.

Bem antes de integrar o corpo editorial desse periódico, o professor Raul já o tinha como referência: “Foi nele que publiquei um dos meus artigos da tese de mestrado, que foi concluído no próprio PPG em Entomologia da UFV. Isso aconteceu em 1995, mas desde o meu estágio junto ao Centreinar (Centro Nacional de Treinamento em Armazenagem), ainda na graduação, eu procurava acompanhar este periódico, pois já era o principal referencial em entomologia de produtos armazenados”.