Professor Raul compartilha resultados de período sabático nos Estados Unidos

Há dois anos, o professor Raul Narciso Carvalho Guedes embarcava para período sabático em Parlier, no estado americano da Califórnia. De setembro de 2016 a junho deste ano, ele se dedicou ao projeto cooperativo  “Insecticide stress mediating chemo-ecological interactions between insects, and insects and hosts: Mechanisms and Responses”, no USDA (United States Department of Agriculture). O objetivo foi pesquisar interferência de pesticidas com interação de Drosophila de asa mosqueada (Drosophila suzukii) e frutos hospedeiros (morango e framboesa). Os resultados desse período de pesquisas no Commodity Protection & Quality Research UnitSan Joaquin Valley Agricultural Science Center, foram apresentados pelo professor Raul durante seminário realizado no dia 23 agosto, na UFV.

_MG_2064De acordo com o professor da Entomologia, apesar da equipe não ter conseguido concluir um dos esforços do projeto, por um equipamento necessário não ter chegado em tempo hábil, os resultados das demais frentes de trabalho superaram as suas expectativas. “Tivemos condições inclusive de desenvolver metodologia para monitorar a interação do inseto com o fruto usando eletropenetrografia (EPG), abordagem popular para sugadores, mas ainda não usada para outros grupos (não-sugadores), para o qual mostramos a viabilidade com resultados interessantes. Assim, valeu a pena e pude contar com excelente suporte e receptividade na unidade e no centro de pesquisa em que trabalhei, com a expectativa de persistir nas colaborações com eles”.

O período ainda resultou na publicação de dois artigos científicos em parceria com pesquisadores americanos: “Sublethal exposure, insecticide resistance, and community stress” e “Pesticide-­mediated disruption of spotted wing Drosophila flight response to raspberries”.

_MG_5410

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *